Colóquio Nacional de Paróquias
2009-01-21 17:34:00

Decorre já nos dias 6 e 7 de Fevereiro em Fátima. O Tema este ano: “Porquê transmitir a fé - seduzidos por Deus - fascinados pelo evengelho”, é por demais oportuno.

Estamos a começar um novo ciclo de realização de Colóquios Nacionais de Paróquias. Começámos em 1986 e mantivemos, cada dois anos, até 2004. Em 2007 organizámos o XXIV Colóquio Europeu, no Porto. E agora, propomo-nos retomar uma iniciativa já com provas dadas.

X Colóquio Nacional de Paróquias

Optámos por um modelo mais simples, compacto, mas sem diminuirmos o conteúdo nem, assim o pensamos, o interesse e a oportunidade do tema. Apostámos em pessoas que nos possam trazer novas perspectivas, a partir do seu saber e experiência: D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Juan Martin Velasco, Ex-Director do Instituto Pastoral de Madrid, P. António Rego, Secretário das Comunicações Sociais da Igreja em Portugal, Paulo Rocha, da Ecclesia e Maria da Graça Franco, Directora da Informação da Radio Ranascença. São estes os nossos convidados que nos vão ajudar a reflectir sobre o Tema: “PORQUÊ TRANSMITIR A FÉ, HOJE?”, que será igualmente o tema do XXV Colóquio Europeu a realizar em Mons – Bélgica, de 5 a 10 de Julho próximo.

Dado a oportunidade de pormos em comum algo que nos interessa e preocupa e de nos podermos ajudar mutuamente a encontrar novas razões e novas formas de transmitir a Fé, muito agradeço que divulgue esta iniciativa e procure interessar também não só os párocos, mas também leigos que se interessam por esta missão.

Como já referimos, está garantida a colaboração de pessoas com experiência, empenhamento e dedicação: D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa; D. Juan Martín Velasco, Professor de Teologia Pastoral em Madrid; Cónego António Rego, Jornalistas Graça Franco, da Rádio Renascença e Paulo Rocha, da Agência Ecclesia. Com D. Jorge Ortiga, procurar-se-á analisar a situação da Igreja em Portugal, suas iniciativas evangelizadoras, seus problemas e carências. Depois de situados no terreno, prosseguirá o Encontro com D. Juan Martín Velasco, na busca de razões para acreditar e para transmitir a fé. Com os Jornalistas, em mesa redonda, procurar-se-á avaliar caminhos percorridos e tentar encontrar novas pistas de transmissão da fé, tendo em conta as novas tecnologias, suas capacidades e limitações.
Resolveu-se propor um Colóquio muito condensado, de modo a permitir uma análise bastante completa do tema, sem obrigar a gastos excessivos de tempo e de dinheiro.
Assim, o Colóquio começa às 18,00h do dia 6, sexta-feira e termina às 17,00h do dia 7, sábado, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima. A participação é aberta a todos os interessados e as inscrições poderão ser feitas para o e-mail cepporto@sapo.pt.