paroquias.org
 

Notícias






D. Manuel Silva Martins, Código de trabalho desrespeita direitos humanos
2009-01-02 02:07:11

D. Manuel Silva Martins considera que código de trabalho desrespeita os Direitos Humanos. Numa entrevista concedida ao programa de rádio Caminho de Emaús, o Bispo Emérito de Setúbal defende que "muito do que é fundamental nos direitos do homem está a ser esquecido"

D. Manuel Silva Martins considera que código de trabalho desrespeita os Direitos Humanos. Numa entrevista concedida ao programa de rádio Caminho de Emaús, o Bispo Emérito de Setúbal defende que "muito do que é fundamental nos direitos do homem está a ser esquecido". D. Manuel Silva Martins especifica: "refiro-me só no que diz respeito ao trabalho. E, se quiser, ainda afunilo mais e digo, no que diz respeito, ao código de trabalho".

Conhecido por ser um Bispo próximo dos trabalhadores e dos mais pobres, é muitas vezes chamado "Bispo Vermelho". D. Manuel Silva Martins recebe essa classificação como um elogio. "O terreno dos pobres, dos direitos, da dignidade era da Igreja, era do Evangelho. A Igreja devia lá estar desde o princípio. Nunca o devia ter deixado. Quando aparece alguém que vai para aqueles terrenos fica com a cor daqueles que lá estavam. Tenho uma honra muito grande com isso". Assim, para o Bispo os valores associados à esquerda estão na matriz da Igreja. "Se se trata de defender a liberdade e a dignidade do homem, o direito ao trabalho, à saúde, à educação, à igualdade... se isso é ser esquerda, então a igreja tem que estar aí plantadinha por inteiro...".

O Bispo emérito de Setúbal esteve na Diocese mais de 20 anos. A chegada não foi pacífica. "No dia da minha ordenação houve uma manifestação em frente à catedral. Era gente nova, rapaziada nova que ouviu os sinos da igreja tocar, viu os autocarros a chegar, e perguntou-se o que é que se estava a passar. Tinham ouvido dizer que vinha um bispo novo para Setúbal e vinha do Norte", recorda. Da desconfiança, D. Manuel Silva Martins depressa passou a ser acarinhado pelo povo da Diocese. Uma história de vida para conhecer em www.paulus.pt/radio ou nas mais de 30 rádios locais que transmitem o "Caminho de Emaús".



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia