Peregrinação de africanos a Fátima pelo sexto ano
2001-08-05 09:49:17

Milhares de católicos africanos deslocam-se hoje a Fátima com o ritmo, dança e alegria que lhe são característicos para participarem na peregrinação da comunidade de raízes africanas, que se realiza pelo sexto ano consecutivo.

Organizada na primeira semana de Agosto pela capelania dos africanos do Patriarcado de Lisboa, a celebração será presidida, este ano, pelo padre Delmar da Silva Barreiros, director da Pastoral das Migrações do Patriarcado de Lisboa.
O padre Veríssimo Teles, capelão dos africanos, que organiza esta peregrinação, afirmou à Agência Lusa que são esperados, hoje, em Fátima, entre dois e três mil católicos. "A primeira motivação das pessoas é a ida a Fátima, onde se sentem bem e em sossego e, depois, os africanos são um grupo grande com a mesma fé, que é necessário cultivar", sublinhou o padre Veríssimo Teles.
Sobre as características desta celebração, o capelão afirmou que fica marcada pela cultura africana, na qual o ritmo, a alegria e a dança são uma constante. "Os imigrantes precisam integrar-se na sociedade portuguesa mas devem preservar a sua cultura para não perderem a sua identidade", afirmou o padre.

Outras acções
Veríssimo Teles sublinhou que a igreja promove outras acções ao longo do ano, junto das comunidades de imigrantes em Portugal, em especial as africanas, como debates sobre o estatuto de emigrante ou para celebrar as festas nacionais de cada país.
Além do apoio espiritual, a igreja presta apoio social, porque "não se pode ensinar o evangelho a pessoas com o estômago vazio".
O capelão dos africanos integra, ainda, a administração do Centro Padre Alves Correia, em Lisboa, que acolhe mais de duas mil pessoas por ano, quer para ajudar a resolver problemas com a documentação, quer para oferecer uma refeição a quem tem fome ou roupa a quem não tem o que vestir.

Fonte JN