«10 Milhões de Estrelas» aquecem o coração dos portugueses
2008-12-14 14:32:04

Apesar do mau tempo que assola o país, a manifestação nacional integrada na operação «10 milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz 2008» está a correr dentro da normalidade. Em declarações à Agência ECCLESIA, Bernardino Silva, Coordenador Nacional desta iniciativa promovida pela Cáritas Portuguesa, realça que, nesta época do ano, “as pessoas quando pensam nestas iniciativas têm em conta as condições climatéricas”.

Em vários locais de Portugal, nas praças públicas e nos sítios mais centrais, milhares de portugueses associam-se à proposta lançada pela Cáritas Portuguesa. “Acredito que não haja muita desmobilização e as pessoas cumprirão o «dever» da operação” – sublinhou Bernardino Silva.
Na campanha de lançamento da iniciativa, «10 milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2008», Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, realçou que esta “não é uma operação para vender velas”, mas “queremos que a vela seja um instrumento para passar a mensagem da paz, justiça e solidariedade”. Hoje, 13 de Dezembro, as pessoas vieram para a rua e mostraram a sua solidariedade.

Está também a decorrer uma campanha de divulgação desta iniciativa numa cadeia de hipermercados. “Sei que no Algarve, Porto e Braga, as pessoas estão a aderir e têm comprado velas” – frisa Bernardino Silva. E adianta: “suponho que este ano será superior ao ano de 2007”

Como o ser humano necessita de símbolos para “interiorizar valores”, a operação foi concebida para aproveitar a simbologia da vela “numa altura tão sensível como o Natal” – realçou Eugénio da Fonseca. E acrescenta: “através da paz, justiça e solidariedade podemos tornar o mundo mais iluminado e mais claro”. Na compra da vela - custa 1 Euro - “estamos a contribuir para uma causa” a nível regional e internacional.

Com as verbas angariadas “30 % destinam-se a apoiar um projecto de cooperação e desenvolvimento para promover a integração dos povos pigmeus de Mongoumba – população minoritária da República Centro Africana – sendo as áreas da saúde e da educação as principais prioridades. Esta escolha está intimamente ligada à celebração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural” – anunciou.

O projecto de «Mongoumba» conta com a presença de dois leigos missionários Combonianos portugueses. “Um projecto credível e que pode ter sustentabilidade local” – avança Bernardino Silva. Situada numa zona montanhosa e densa a nível florestal, a missão gere 7 escolas dirigidas às crianças pigmeias. No ano de 2007/08, conta com mais de 400 crianças na escola. Por outro lado, esclarece o coordenador, a zona é muito afectada pela lepra.

Criar uma cultura de paz no coração dos cidadãos, vencendo a dimensão consumista e materialista do Natal é o objectivo desta campanha, realizada em Portugal pelo sexto ano consecutivo. A campanha não tem objectivos confessionais, ela é universal porque “os valores que ela procura veicular são universais”.

No fim de semana de 20 e 21, a jornada de futebol da Liga «Sagres» e Liga «Vitalis» também terá também manifestações de apoio. “As equipas que jogam em casa irão entrar com uma faixa com referências ao «10 Milhões de Estrelas»” – disse o coordenador da campanha.

Na Noite de Natal (24 de Dezembro), as velas servirão para iluminar as janelas das casas, de modo a serem vistas da rua, simbolizando a adesão das famílias portuguesas aos valores propostos por esta campanha.

Projectos apoiados

Ano de 2004

Destino: Haiti. Projecto: Apoio às Condições de Ensino das Crianças das Paróquias de Robillard e Bizelin – em execução.

Ano de 2005

Destino: São Tomé e Príncipe. Projecto: Construção de Creches: uma na Praia Burra no Príncipe e outra na Paróquia das Neves. Existem registos fotográficos na página da Cáritas Portuguesa da Escola-Creche S. Pedro e S. Paulo já concluído. A outra creche está em execução.

Ano de 2006

Destino: Brasil. Projecto: Catadores de Lixo da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza – em execução.

Ano de 2007

Destino: Angola. Projecto: Inserção Profissional da Mãe Solteira da Cáritas Diocesana de Cabinda – em execução.

A Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz de 2007, cujo tema foi: Igualdade de Oportunidades para Todos, concretamente direccionado para as mulheres em situação de risco. A população portuguesa foi, uma vez mais, sensível ao objectivo da operação e solidária para com os projectos de âmbito local/nacional e internacional. Isto porque as velas vendidas, a nível nacional, rondaram as cento e cinquenta mil. Das verbas recolhidas, foi possível apoiar o projecto: Inserção profissional da Mãe Solteira da Cáritas Diocesana de Cabinda, em Angola com a verba de 21.537 euros e 81 cêntimos. Estamos felizes com estes valores mas não satisfeitos, porque acreditamos que podemos fazer sempre mais e melhor.