paroquias.org
 

Notícias






Novo site sobre os primeiros cristãos
2008-12-11 01:16:49

Publicamos uma entrevista com um estudante Filipino da Universidade de Navarra, Espanha, Angelo Porciuncula, sobre o “site” que montou para ir ao encontro do interesse dos jovens sobre a vida dos primeiros seguidores de Jesus Cristo: http://www.earlychristians.org

Como surgiu a ideia de fazer uma página na Internet sobre os primeiros cristãos?

Em primeiro lugar, fizemo-lo porque não existia em nenhum sítio nada do género. Pelo menos que fosse do nosso conhecimento. São criados todos os dias, aproximadamente, 4,500 novos “sites” na Internet. Pensámos que era importante dar a conhecer a forma como os primeiros cristãos viviam, mais próxima das pessoas da actualidade, especialmente da juventude.

Os católicos podem considerar este “site”como um álbum de família. Está desenhado de tal modo que qualquer pessoa interessada pode conhecer a vida dos primeiros cristãos e depois contar aos seus amigos.São Josemaria encorajava sempre as pessoas a imitar a vida dos primeiros cristãos que, com o exemplo das suas vidas correntes, foram capazes de mudar o mundo. Além disso, pretendemos dar eco à catequese do Papa Bento, que dedica as audiências das Quartas-feiras às principais figuras da primitiva Cristandade.

Como mantêm o “site”?
Durante os exames, obviamente que é mais difícil arranjar tempo, mas procuramos organizar-nos e gerir bem o nosso tempo. Também queremos reconhecer a ajuda incalculável de alguns professores da universidade, como os Professores Pedro Rodriguez, Francisco Varo e Juan Chapa, que têm estado sempre disponíveis para nos ajudar, desde o início, com os seus conhecimentos e especialização. Os seus contributos facilitaram definitivamente o nosso trabalho.

Que “feedback” têmtido?
É notável o interesse gerado entre as pessoas que o subscreveram. Em apenas dois anos de vida, o número de subscritores da página atingiu os 4,000. Além disso, recebemos mensagens de apoio e de apreço de todas as partes do mundo. É muito reconfortante verificar que, através do “site”, ajudamos a animar as pessoas a viver a sua fé em períodos, por vezes, difíceis ou quando é difícil levantar-se após uma queda. Nesses momentos ter presente o exemplo dos primeiros cristãos ajuda-as imenso.

Quetipo de informaçãodisponibiliza o “site”?

O “site” www.earlychristians.org publica abundante informação sobre a vida das comunidades dos primeiros cristãos, as perseguições, a expansão do Cristianismo, os feitos dos mártires, os Padres da Igreja e as Catacumbas, dentre outros temas. Tem também documentos relacionados, ligações de vídeos e de áudio que se podem importar. Disponibiliza listas de livros e de filmes relacionados com o mundo dos primeiros cristãos e ligações de áudio dos actos dos primeiros mártires e a situação do Cristianismo no decurso dos primeiros quatro séculos. Temos também uma secção especial dedicada aos discursos do Papa sobre os primeiros cristãos e documentos relacionados.


Pretendem interessar mais pessoas a visitar o “site”?

Sem dúvida! Gostaria de convidar todas as pessoas interessadas a subscrever o site www.earlychristians.org e divulgá-lo pelos seus amigos. Pessoalmente, penso que é uma forma simpática de levar Cristo aos nossos amigos.

Fonte Opus Dei

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia