10 milhões de estrelas – um gesto pela paz
2008-12-11 00:40:09

A Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz deste ano de 2008, tem o tema: O Diálogo Intercultural - (Celebramos o Ano Europeu do Diálogo Intercultural).

Queremos, uma vez mais, sensibilizar e motivar todas as mulheres e homens para a construção da paz e da solidariedade. Precisamos que se unam com gestos concretos para eliminarmos a violência, a injustiça e a exclusão. A promoção deste gesto realiza-se com a aquisição de uma vela, pelo preço de um euro, que é sinal e instrumento facilitador de partilha de bens com os mais necessitados.

Além de todos os cidadãos anónimos que se unem a esta Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz, temos alguns parceiros que enriquecem, ainda mais, esta iniciativa na sua divulgação e promoção, são eles: a Delta Café, a SIC Esperança, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e os Hipermercados Continente. Também se uniram a esta Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz, gravando um Spot televisivo, o Dr. Jorge Sampaio, o Seleccionador Nacional de Futebol, Prof. Carlos Queirós e o Bispo D. Januário Torgal Ferreira.

O principal objectivo é motivar cada cidadão para os valores da paz, da justiça e da solidariedade. A vela é apenas um sinal e um instrumento que facilita a partilha de bens com os mais pobres, porque enquanto persistirem tantas e tão graves desigualdades no mundo não haverá paz na terra.

Mas, das verbas recolhidas através da Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz, 70% ficam em cada uma das Cáritas Diocesanas para apoiar e desenvolver projectos e iniciativas locais. Os restantes 30% das verbas recolhidas destinam-se a apoiar projectos internacionais para a cooperação e desenvolvimento. Eis o ponto de situação dos projectos internacionais:

Ano de 2004

Destino: Haiti. Projecto: Apoio às Condições de Ensino das Crianças das Paróquias de Robillard e Bizelin – em execução.

Ano de 2005

Destino: São Tomé e Príncipe. Projecto: Construção de Creches: uma na Praia Burra no Príncipe e outra na Paróquia das Neves. Existem registos fotográficos na página da Cáritas Portuguesa da Escola-Creche S. Pedro e S. Paulo já concluído. A outra creche está em execução.

Ano de 2006

Destino: Brasil. Projecto: Catadores de Lixo da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza – em execução.

Ano de 2007

Destino: Angola. Projecto: Inserção Profissional da Mãe Solteira da Cáritas Diocesana de Cabinda – em execução.

A Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz de 2007, cujo tema foi: Igualdade de Oportunidades para Todos, concretamente direccionado para as mulheres em situação de risco. A população portuguesa foi, uma vez mais, sensível ao objectivo da operação e solidária para com os projectos de âmbito local/nacional e internacional. Isto porque as velas vendidas, a nível nacional, rondaram as cento e cinquenta mil. Das verbas recolhidas, foi possível apoiar o projecto: Inserção profissional da Mãe Solteira da Cáritas Diocesana de Cabinda, em Angola com a verba de 21.537 euros e 81 cêntimos. Estamos felizes com estes valores mas não satisfeitos, porque acreditamos que podemos fazer sempre mais e melhor.

Programa

Dia 13 de Dezembro: dia da manifestação pública nacional. Várias iniciativas estão a ser organizadas localmente pelas Cáritas Diocesanas e que, oportunamente, serão divulgadas na imprensa local e nacional, assim como no site www.caritas.pt/estrelas.

Dias 12, 13 e 14 de Dezembro: nas galerias anexas à entrada interior dos Hipermercados Continente, estarão equipas das Cáritas Diocesanas que são os responsáveis para promoverem a Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz e venderem a vela pelo preço de um euro.

Dias 20 e 21 de Dezembro: na 12ª Jornada de Futebol Profissional, os jogadores da Liga Sagres e Liga Vitalis das equipas que jogam em casa terão acções referentes à Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz.

Dia 24 de Dezembro: nesta noite que todos nós, cidadãos do mundo, acendamos no seio da nossa família ou em qualquer outro lugar uma vela pela Paz.

Projecto Internacional

Pigmeus de Mongoumba – República Centro Africana. Leigos Missionários Combonianos

Das verbas recolhidas pela Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2008, 30% das mesmas destinam-se a apoiar o projecto de cooperação e desenvolvimento, para promover a integração dos Pigmeus de Mongoumba, população minoritária da República Centro Africana, sendo as áreas da educação e da saúde as principais prioridades. Este projecto é dos Leigos Missionários Combonianos e acolhe, neste momento, com duas voluntárias portuguesas. Também a escolha deste projecto está intimamente ligada à celebração do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Bernardino Silva, Coordenador Nacional da Operação 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz-2008. Cáritas Portuguesa