Último adeus a Alexis II
2008-12-11 00:34:18

Representantes da sociedade russa e de todas as Igrejas da Europa marcaram presença esta Terça-feira no último adeus a Alexis II, Patriarca ortodoxo de Moscovo e de toda a Rússia. A cerimónia decorreu na Catedral da Epifania, em Moscovo, e foi presidida pelo metropolita Kirill, sucessor interino do falecido Patriarca.

Nos últimos três dias mais de 50 mil fiéis homenagearam o Patriarca, artífice do renascimento da Igreja Ortodoxa russa após a queda da União Soviética.

Os restos mortais deixaram no Sábado a residência de Peredelkino, onde Alexis II falecera na véspera, aos 79 anos de idade, e foram levados para Moscovo.

O caixão foi transportado esta manhã para a catedral da Epifania, por desejo do próprio Patriarca, onde foram celebradas as exéquias e foi sepultado o corpo Alexis II.

Na celebração, que durou cerca de quatro horas, marcaram presença os chefes de 6 Igrejas Ortodoxas, com destaque para o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I.

A Santa Sé enviou a Moscovo uma delegação de cinco pessoas para o funeral de Alexis II. A comitiva foi liderada pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos (CPPUC).

Presentes no funeral estiveram ainda o Cardeal Roger Etchegaray (presidente emérito do Conselho Pontifício Justiça e Paz), o Arcebispo Antonio Mennini (representante diplomático da Santa Sé na Federação Russa), o jesuíta Milan Žust (do CPPUC) e Mons. Ante Jozić (secretário da Nunciatura em Moscovo).

Entretanto, o O Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa escolheu para ficar à frente do Patriarcado de Moscovo o metropolita Kirill, de Smolensk e Kaliningrado. Kirill desempenhará o cargo de Guardião do Trono Patriarcal (Patriarca interino), que governará a Igreja Ortodoxa Russa no "período de interpatriarcado" e dirigirá a Igreja até à escolha definitiva, que, segundo os estatutos, deverá ser feita no prazo de seis meses, ou seja, antes de Junho do ano que vem.

Kirill, de 62 anos, era desde Novembro de 1989 o responsável pelas relações exteriores do Patriarcado de Moscovo.

Mensagem de Bento XVI

Com viva comoção tomei conhecimento da notícia da morte de Sua Santidade Alexis II, Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, e com afecto fraterno desejo enviar ao Santo Sínodo e a todos os Membros da Igreja Ortodoxa Russa as minhas mais sentidas condolências, garantindo a minha proximidade espiritual neste momento de grande tristeza.

Elevo súplicas ao Senhor para que acolha no seu Reino de paz e de alegria eterna este seu incansável ministro e conceda consolação e conforto a quantos choram a dolorosa partida.

Recordando o compromisso comum no caminho da recíproca compreensão e colaboração entre ortodoxos e católicos, é-me grato recordar os esforços que o saudoso Patriarca fez pelo renascimento da Igreja, depois da dura opressão ideológica, que causou o martírio de tantas testemunhas da fé cristã.

Recordo também o bom combate pela defesa dos valores humanos e evangélicos que ele empreendeu em particular no Continente europeu, desejando que o seu empenho produza frutos de paz e de autêntico progresso humano, social e espiritual.

No momento doloroso da despedida, quando o seu corpo mortal é entregue à terra na expectativa da ressurreição, possa a memória deste servo do Evangelho de Cristo ser apoio para quantos agora estão na dor e encorajamento para quantos receberão a sua herança na guia desta venerada Igreja Ortodoxa Russa.

Com afecto fraterno no Senhor Ressuscitado,
BENEDICTUS PP. XVI