paroquias.org
 

Notícias






Seminário dos Olivais fecha portas ao público
2001-08-05 09:44:44

As portas do jardim do Seminário dos Olivais fecharam-se de vez à população. Do lado de fora ficaram os moradores da Portela de Sacavém, Loures, que costumavam usufruir daquele espaço verde. Porém, disse ao JN a presidente da Junta de Freguesia local, "existe já um projecto para criação de um parque que integrará, por exemplo, um circuito de manutenção".


Conhecido pelas importantes espécies arbóreas que ali proliferam e pelos recantos sobejamente frequentados pelos casais de namorados, o jardim do Seminário dos Olivais constituía para a população da freguesia da Portela de Sacavém, uma espécie de refúgio.
Era aquele vasto espaço propício aos passeios de entardecer, assim como aos circuitos de manutenção que, muitos dos entusiastas do "corpo são em mente sã", ali realizavam.
Mas os tempos mudaram e, de acordo com a autarca da Portela, "o vandalismo também começou a ganhar terreno. Foram, inclusivamente destruídas muitas árvores de espécies raríssimas", argumentou.
O encerramento das portas do jardim prende-se, ainda, "com a mudança do Patriarcado para o local e da consequente adopção de uma nova conduta". Contudo, frisou, "já lá vai o tempo em que o seminário fervilhava de gente".

Memórias
Cláudia Cunha vive há cerca de 20 anos na Portela de Sacavém e foi desde muito cedo que começou a frequentar o jardim do seminário. "Ali podíamos brincar à vontade. Às vezes os meus pais deixavam-me lá com os amigos da escola e só me iam buscar ao fim da tarde".
Com tantas recordações que guarda sobre esses tempos, é com amargura que enfrenta, agora, a interdição de entrar naquele verdejante espaço.
Também João Raposo afirmou ao JN a sua tristeza pelo facto de já não poder usufruir das "sombras das grandes e imponentes árvores do seminário, assim como ouvir o canto dos passarinhos".
A presidente da Junta de Freguesia da Portela compreende, no entanto, as razões do Patriarcado, que ali passou a funcionar em peso. Aliás, frisou, "a freguesia, actualmente, até começa a estar bem servida em termos de espaços verdes e de lazer".
Existe ainda outro factor que atenua o impacto do encerramento, ao público, do Seminário. "Está a ser elaborado um projecto pelos técnicos camarários, em colaboração com a junta de freguesia, para a criação de um parque entre a fronteira das freguesias da Portela e de Moscavide".

Espaços verdes
Além de outros equipamentos, o parque disporá de um "circuito de manutenção, de um espaço destinado aos utilizadores de bicicleta e de várias áreas de lazer com bancos e mesas".
O projecto - sobre o qual não foi possível conhecer mais pormenores, pois os responsáveis camarários com competência em matéria de Desporto encontravam-se de férias - é bem do agrado da população. Principalmente dos mais novos.
"Gosto de trabalhar para o físico e se fizerem um circuito de manutenção juro que vou correr para lá" confessou ao JN, Bruno Miguel, nascido na Portela há 15 anos. Uma promessa, aliás, aparentemente corroborada, pelo amigo de quatro patas que o acompanhava.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia