O ABC da catequese
2008-11-28 23:18:40

Atendendo à necessidade constante de novos materiais e novas abordagens aos temas habituais, um grupo de catequistas uniu-se e criou o sítio que esta semana apresento. www.abcdacatequese.com pretende ser um espaço onde se partilhem os recursos que circulam pela internet e que vão sendo produzidos por este Portugal fora, num só ambiente e devidamente catalogados, disponíveis para todos os catequistas, servindo também como ponto de encontro.

Na página inicial encontramos os artigos mais recentes que foram inseridos, temos a possibilidade de responder a um questionário que vai mudando com regularidade, podemos registar-nos e claro, aceder ao habitual menu. Semanalmente poderemos aceder aos cartazes referentes a cada domingo, disponibilizados no site “A Caminho”, em «cartaz da semana». Na «partilha de recursos», encontramos o espaço onde possivelmente iremos mais vezes aceder. Aí são disponi-bilizados uma quantidade enorme de recursos à distância de um click, desde cânticos litúrgicos, a Bíblia para crianças, passando pela reflexão, não esquecendo o Ano Paulino, as solenidades, apresentações e temas directamente cate-quéticos. De seguida em “mantenha-se informado”, podemos encontrar uma ferramenta interessante, dado que temos as ligações para; as principais agências noticiosas católicas, os jornais nacionais e para alguns serviços de podcast (Rádio Vaticano, Evangelho do dia e Santo do dia). Se pretendermos escutar o programa, em formato audio, “caminho de emaús” da rádio paulus, basta acedermos ao item com esse nome e poderemos ouvir, por exemplo, D. Anacleto a falar sobre o Sínodo dos Bispos. Outro espaço com elevado interesse, é o “Lectio Divina”, onde a palavra se torna oração, com a ajuda dos Salesianos encontramos uma ferramenta interessantíssima na abordagem a esta cada vez mais actual maneira de nos encontrarmos com Deus.

Fica aqui então a sugestão para os catequistas. Encontrarão aqui um espaço fabuloso com óptimos recursos a aplicar nas sessões de catequese.