paroquias.org
 

Notícias






Apoio à pessoa em luto
2008-11-04 22:48:24

No passado dia 2 de Novembro comemorámos mais uma solenidade de todos os fiéis defuntos. Por ser uma altura em que, naturalmente, pensamos mais naqueles que nos eram queridos e partiram para a casa do Pai, esta semana apresento como sugestão de navegação o sítio da APELO – Associação de Apoio à Pessoa em Luto. www.apelo.web.pt

Neste espaço fala-se com “naturalidade sobre perdas emocionais profundas, como as provocadas pela morte de um ente querido”.

Ao digitarmos o endereço da associação, encontramos um espaço simples e bastante claro, sendo certo porém que, a qualidade gráfica e o uso das mais recentes tecnologias de desenvolvimento de páginas não está a ser aplicado.

Na opção “quem somos”, descobrimos que a APELO é uma “instituição baseada na colaboração solidária e voluntária de pessoas em luto, técnicos e profissionais de diferentes áreas e outras pessoas que desejam promover o auxílio ao luto”. Percebemos ainda que as áreas de intervenção chave desta organização são: - o apoio directo às pessoas e famílias em luto; - a formação, ensino e pesquisa sobre o luto; - a divulgação do tema “os afectos: construção, manutenção e perda”; - a cooperação interinstitucional. No item “capelos”, encontramos os centros da APELO já implantados em algumas zonas do país, bem como, os blogs regionais de cada extensão desta associação. Se pretender colaborar tornando-se voluntário, acede ao item com esse nome e aí encontra maneira de entrar em contacto com o departamento de voluntariado, que promoverá a sua integração e formação adequada. Em “contactos”, entramos num espaço chave: endereços postais e números de telefone disponíveis para entrar em contacto com esta equipa.

Para finalizar, permitam-me somente destacar a possibilidade que existe de adquirirmos online, o livro do prof. Universitário Eduardo Rebelo intitulado “Desatar o nó do luto”. Esta publicação responde entre outras, a questões como: “o que é o luto? Porque necessitamos de o fazer? Será o luto uma doença?”, é deveras interessante e serve também de suporte a todos nós que, de uma maneira ou de outra, temos de passar por este sofrimento e sentimento de perda.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia