Órgão da Basílica de Mafra restaurado
2001-08-03 20:39:59

A Basílica do Palácio Nacional de Mafra vai receber o 8.º Concerto do Festival de Órgão 2000/2001, depois de amanhã, para assinalar a conclusão do restauro do segundo órgão desta igreja.

O Festival é composto por um concerto a dois órgãos, entretanto integralmente recuperados, que darão uma antevisão daquele que será o "Concerto do Século", quando concluído o programa de recuperação do conjunto dos seis órgãos da Basílica de Mafra. A intervenção no Órgão da Epístola foi realizada pelo organeiro Dinarte Machado.

Seis órgãos
Mandado construir no século XVIII pelo rei D. João V, o Palácio Nacional de Mafra é considerado o mais importante monumento do barroco português.
Para a Basílica, D. João V idealizou um projecto inovador ao conceber um conjunto integrado de seis órgãos, em vez de dois instrumentos de grandes proporções, e três secções ligadas geralmente ao ao coro alto das igrejas. Em 1730, por ocasião da Sagração Solene da Basílica, e não estando ainda concluída a obra, foram colocados seis órgãos portáteis nas tribunas.

Lugar único
Durante a regência de D. João VI, o palácio foi a residência oficial do monarca em 1807, ano em que promoveu as obras de reconstrução dos referidos instrumentos, sendo os trabalhos confiados a António Xavier Machado e Cerveira e António Peres Fontanes.
Foi para este conjunto instrumental que alguns dos melhores compositores nacionais e estrangeiros da época escreveram obras existentes no Fundo Antigo da Biblioteca de Mafra e que só ali podem ser executadas.

Fonte JN