Fundação católica apresenta relatório sobre a liberdade religiosa no mundo
2008-10-21 23:03:50

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) vai apresentar esta Quinta-feira, em Roma, o Relatório 2008 - Liberdade Religiosa no Mundo. Com mais de 600 páginas e editado em seis línguas (italiano, inglês, alemão, francês, espanhol e português), o lançamento da obra terá lugar simultaneamente em Berlim, Paris e Madrid.

Posteriormente, haverá conferências de imprensa noutros locais, incluindo Lisboa.

Esta nova edição do "Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo" retrata uma situação crítica, a nível mundial, da liberdade de culto. Os conflitos militares, o terrorismo e as ditaduras contribuíram, entre outras causas, para as situações mais alarmantes que se verificam em alguns países como o Iraque, a Índia, China, Cuba ou Nigéria.

O relatório analisa a situação da liberdade religiosa em cada país, com base nos testemunhos de representantes da Igreja local, documentos oficiais, artigos de agências de notícias e outros media especializados em assuntos religiosos, bem como nas informações fornecidas por organizações de direitos humanos.

Com este documento, a organização católica internacional AIS pretende apresentar um "compêndio general do grau de liberdade religiosa existente em cada um dos países do mundo, além das formas e motivos da repressão que padecem os diferentes grupos religiosos".

A intenção deste relatório é a esperança de gerar assim, naqueles países onde não está garantida a liberdade religiosa, um processo de tomada de consciência entre governantes e dirigentes religiosos, que contribua "para melhorar as condições de vida de milhões de seres humanos que vêem esmagado o seu direito mais íntimo e profundo", como refere o presidente da AIS, Pe. Joaquín Alliende, no prólogo da obra.

A Fundação pretende publicar um relatório sobre a liberdade religiosa no mundo de 2 em 2 anos.

Fundada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização dependente da Santa Sé, tendo por objectivo apoiar projectos de cunho pastoral em países onde a Igreja Católica está em dificuldades.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre