Videovigilância vai permitir maior segurança aos peregrinos - Santuário
2008-10-19 15:50:20

O Santuário de Fátima congratulou-se hoje com o despacho governamental que permite a activação do sistema de videovigilância no recinto, considerando que a medida possibilitará aos peregrinos e visitantes «uma maior segurança, tranquilidade e liberdade»

Em comunicado, a reitoria da instituição acredita que «a activação do sistema de videovigilância é uma mais-valia para todos» os que visitam o santuário, na ordem dos cinco milhões por ano.

O plano de videovigilância no Santuário de Fátima foi proposto pelo Comando-Geral da GNR e autorizado quinta-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

No despacho, José Magalhães determina que o plano de videovigilância no Santuário de Fátima «seja de imediato executado e, no mais curto prazo, activado em todas as componentes autorizadas, tendo em conta o parecer globalmente positivo emitido pela Comissão Nacional de Protecção de Dados».

O despacho do secretário de Estado «acolheu na íntegra o parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) no tocante aos termos e condições em que a actividade de videovigilância pode ser desenvolvida».

O sistema autorizado pela CNPD, que vai funcionar diariamente entre as 06:00 e as 02:00, vai «unicamente» captar e gravar imagens e assegurar que os locais mais reservados de oração, como interior das igrejas, capelas e espaços de devoção, não sejam filmados, além de não permitir a captação de sons.

No mesmo comunicado, o Santuário de Fátima lembra que, «felizmente, não tem havido neste lugar notícia de ocorrências graves, mesmo por ocasião das grandes peregrinações do ano, em que multidões vindas de vários lugares do mundo aqui se concentram».

A reitoria agradece ainda «o importante trabalho das forças policiais e de segurança nos espaços do Santuário, no que se refere à segurança colectiva e sempre em respeito aos direitos individuais».

Já o comandante do Destacamento de Tomar da GNR, Duarte da Graça, disse à agência Lusa que «a instalação do sistema de videovigilância revela-se um instrumento de grande utilidade», pois «permite a visualização de imagens em tempo real, o que favorece uma acção preventiva», quer em casos de «socorro» ou no âmbito «criminal».

Duarte da Graça disse ainda acreditar que o sistema vai ser dissuasor da criminalidade no recinto do santuário, sobretudo de furtos de carteiras.

Segundo o parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados, a GNR deverá usar oito câmaras de videovigilância instaladas em diversos pontos do recinto, desde a basílica até à Igreja da Santíssima Trindade.

A autorização do plano de videovigilância é concedida pelo prazo de um ano, que começa a contar a partir da activação do sistema.

Além da identificação dos carteiristas, as câmaras poderão apoiar as autoridades na gestão de grandes grupos de peregrinos, integrando o sistema na rede de equipamentos do género existentes junto da auto-estrada e das principais vias.

Lusa/SOL