paroquias.org
 

Notícias






Bispo de Fátima diz que crise revela «ausência de ética»
2008-10-13 23:13:59

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, considerou hoje que a actual crise do sistema financeiro é resultado de «uma crise de valores, de ausência de ética, transparência e justiça».

Falando na homilia da eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, perante milhares de peregrinos, D. António Marto defendeu que «esta crise do sistema financeiro não pode ser vista apenas como um mero mau funcionamento do mercado».

Para o prelado, a situação actual convida a sociedade «a pensar o seu modo de vida», marcado actualmente por um «consumismo desenfreado».

Segundo D. António Marto, a vida quotidiana é dominada «pelos interesses imediatos, os negócios e divertimentos de cada um».

Existe uma apetência para «a indiferença, a frieza, até o desprezo, a repulsa, a rejeição e a expulsão de Deus da consciência, da vida e até do espaço público», disse o Bispo de Leiria-Fátima, alertando: «quando o homem expulsa Deus, fica cada vez mais só, mais vazio».

«E a sociedade fica cada vez mais dividida, confusa, violenta e injusta», acrescentou.

D. António Marto alertou ainda para o que está a acontecer com muitos cristãos na sociedade actual, que se «deixaram tomar por um complexo de inferioridade, pela vergonha de serem diferentes no mundo, por serem cristãos».

A eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima antecede em algumas horas a peregrinação aniversária de Outubro, cujas cerimónias serão presididas pelo Arcebispo lituano de Vilnius, Cardeal Audrys Backis.

Lusa / SOL

Fonte Lusa

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia