Encíclica social do Papa deverá ser publicada até final do ano
2008-10-11 22:46:09

A encíclica social do Papa Bento XVI deverá ser publicada até final deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e os Itinerantes (CPPMI), Cardeal Renato Raffaele Martino, durante a conferência de imprensa de apresentação da mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 2009, realizada ontem na sala de imprensa da Santa Sé.

Respondendo à pergunta de um jornalista se existe a possibilidade da publicação de uma encíclica social de Bento XVI, o Cardeal Martino respondeu: “Mais do que uma possibilidade, isso é uma realidade, um projecto já concretizado e esperamos que o Papa possa publicá-la antes do final deste ano”.

Ainda durante o encontro com os jornalistas, este responsável deu o seu parecer favorável à construção de mesquitas na Europa. “Os imigrantes que chegam aos nossos países e contribuem para a manutenção do nosso nível económico, têm necessidade de lugares para rezar, e a isso ocorre prover de maneira decente”, afirmou. “Eu sei que também as Igrejas locais estão a trabalhar neste sentido”, completou.
“A Igreja – recordou - não pode deixar de auspiciar que a dignidade humana das pessoas seja respeitada, pois todos, residentes, refugiados ou imigrante temos os mesmos direitos, porque todos pertencemos à raça humana”.

Para o presidente do CPPMI, “é necessário exigir que os imigrantes aceitem a cultura e as leis do país aonde chegam. É, porém, importante que exista colaboração cultural, e naturalmente, se há pessoas de cultura e religião diversas, é necessário prover também às suas exigências”.

Já D. Agostino Marchetto, secretário CPPMI, precisou que também é tarefa da Igreja católica “ajudar os irmãos imigrantes a conservar a dimensão transcendente da vida”.