paroquias.org
 

Notícias






Actividades do Instituto São Tomás de Aquino
2008-09-23 22:15:04

O Instituto de São Tomás de Aquino, em Lisboa, no seu programa de 2008/2009, vai realizar três sessões de estudo dedicadas a São Paulo.

1ª Sessão de estudos

A GEOGRAFIA CULTURAL DE PAULO

7 de Novembro: 18.30h – 20.00h
8 de Novembro: 10.00h – 12.30h
Joaquim Carreira das Neves
José Augusto Ramos

2ª Sessão de estudos

A CARTA AOS ROMANOS

21 de Novembro: 18.30h – 20.00h
22 de Novembro: 10.00h – 12.30h
José Tolentino Mendonça
António Dimas de Almeida

3ª Sessão de estudos

PAULO E OS CONTEMPORÂNEOS

12 de Novembro: 18.30h – 20.00h
13 de Novembro: 10.00h – 12.30h
José Leandro Rosa
José Augusto Mourão

Inscrição por cada sessão de estudos: 10 €

Aceitemos a dificuldade da situação: Paulo não é, nem dentro nem fora de portas, um personagem consensual. O confronto entre paulinos e antipaulinos abalou e embalou o cristianismo das origens, estando amplamente documentado nos Actos dos Apóstolos e nas próprias Cartas de Paulo. Há uma histórica “alergia” às suas proposições, que foi variando segundo os ares do tempo: ora por que ele intelectualiza e afunila a poética de Jesus, ora por que rompe desajeitadamente com o judaísmo e heleniza o cristianismo, ora por que não deixa verdadeiramente de ser judeu. As leituras modernas recriminam ainda o seu moralismo, e têm por ilegível a sua visão do corpo e da sexualidade.
E, contudo, o mínimo que se pode dizer de Paulo é que ele é um pivot decisivo na construção da experiência cristã. O fascínio que exerce é interminável. Ele é o místico, o primeiro e genial teórico do cristianismo, um organizador de redes eclesiais inovadoras, um comunicador à escala global, um universalista, um intransigente pioneiro da liberdade. Também entre os contemporâneos cresce a paixão pela obra de Paulo, a ponto de se falar de uma «reactivação». Nomes da filosofia como o de Taubes, Badiou, Agamben juntam-se ao de teólogos e exegetas em aproximações originais. É por isso de perguntar: será que os dois mil anos do nascimento do Apóstolo coincidem com uma hora oportuna para reavaliarmos o significado de Paulo?
José Tolentino Mendonça

CONTACTOS:

Instituto São Tomás de Aquino
Convento de São Domingos de Lisboa
Rua João de Freitas Branco, 12
Tel.: 210322300
Mail: ista@dominicanos.com.pt
Web: http://www.dominicanos.com.pt


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia