paroquias.org
 

Notícias






Lourdes rouba peregrinos a Fátima
2008-08-13 21:41:33

Ao contrário do que é habitual na "peregrinação dos imigrantes", o recinto do Santuário de Fátima encontrava-se vazio, ontem à tarde, no começo das celebrações do 13 de Agosto. Não é habitual, mas também não era uma surpresa para o reitor, monsenhor Luciano Guerra nem para os peregrinos.

Carlos Silva, 50 anos, natural de Viseu, taxista em Londres há 19, diz que "a ausência das pessoas se deve às dificuldades que estão a atravessar". Também a sua família enfrenta "maiores problemas do que é costume", mas, mesmo assim, "em Londres vive-se melhor do que aqui", afirma, referindo-se a Portugal. A sua geração de emigrantes ainda "saiu em bom tempo", conta, para falar "chocado" do caso de um conterrâneo maltratado em Inglaterra: um vizinho, no prédio onde se encontra de férias em Viseu, "foi levado por portugueses, com promessas de trabalho e depois teve que dormir na rua". É um caso entre tantos, admite, "e não só em Inglaterra", assegura, porque com a sua profissão acaba por "saber muita coisa".

Já monsenhor Luciano Guerra, reitor cessante do Santuário, atribui a reduzida participação de crentes nesta peregrinação de Agosto, também às celebrações dos 150 anos do Santuário de Lourdes. "Eles - [responsáveis pelo Santuário de Lourdes] - recebem cerca de 6,5 milhões de peregrinos", por norma; este ano contam com uns "8,5 milhões", disse na conferência de imprensa anual, ontem à tarde. "Se os 2,5 milhões a mais que são esperados em Lourdes viessem a Fátima não seriam menos do que o habitual ", rematou . Mas, mesmo sendo poucos, já a meio da tarde, muitos fiéis se preparavam para passar a noite no recinto; nos colchões, as crianças dormiam a sesta ao som dos cânticos religiosos.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia