paroquias.org
 

Notícias






«Codex Sinaiticus» na Internet
2008-07-23 22:48:55

Um primeiro fragmento do "Codex Sinaiticus", uma Bíblia manuscrita do século IV, está disponível na Internet, em versão fac-simile, desde a passada Quinta-feira, informaram fontes da Biblioteca Universitária de Leipzig, na Alemanha.

Segundo os responsáveis da instituição alemã, trata-se de um “primeiro passo decisivo” num projecto que se propõe apresentar o conjunto do manuscrito até Julho de 2009.
A versão que vai estar na Internet contará com o Antigo Testamento na íntegra e com metade do Novo Testamento, escritos em grego antigo.

O "Codex Sinaiticus" é um dos mais importantes manuscritos gregos e foi encontrado em 1844 pelo téologo Konstantin von Tischendorf, no mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egipto. Os monges autorizaram o teólogo a levar para Leipzig apenas 43 páginas do pergaminho.

Em 1859, von Tischendorf voltou ao Sinai, descobriu mais partes do manuscrito e enviou-os para o czar Alexandre II da Rússia, que patrocinou a sua viagem. Em 1933, a União Soviética vendeu parte dos documentos ao Museu Britânico, enquanto a outra parte ficou em S. Petersburgo.

A edição digital do manuscrito está a ser elaborada conjuntamente pela Biblioteca Britânica, pela Biblioteca Universitária de Leipzig e pela Biblioteca Nacional da Rússia.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia