Bento XVI quer «acordar consciências» no domínio da ecologia
2008-07-15 21:51:18

O papa Bento XVI quer «acordar as consciências» no que se refere à ecologia durante as Jornadas Mundiais da Juventude. No avião papal, o líder da Igreja Católica confirmou ainda que pedirá desculpas pelos abusos sexuais cometidos pelos padres.

O papa Bento XVI quer «acordar as consciências» para os problemas da ecologia durante as Jornadas Mundiais da Juventude que se vão realizar na Austrália e em que vai participar.
Aos jornalistas que o acompanhavam na sua viagem para a Austrália, o Sumo Pontífice, de 81 anos, assegurou que a questão estará «muito presente», uma vez que é necessário «falar da criação e da nossa responsabilidade face à criação».
«Temos de responder a este grande desafio e encontrar a capacidade ética de mudar a bem esta situação» relativa ao ambiente, acrescentou ao responder a uma pergunta sobre os compromissos tomados na recente cimeira do G8 sobre a questão.
A bordo do avião papal, o líder da Igreja Católica confirmou ainda que iria pedir desculpas pelos abusos sexuais cometidos por padres e frisou a necessidade de se saber «como podemos prevenir, curar e reconciliar» neste assunto.
«Este é o conteúdo da mensagem que vamos entregar ao mesmo tempo que pediremos desculpas», adiantou Bento XVI, que sublinhou que «ser padre é incompatível com os abusos sexuais, com um comportamento que vai contra a santidade».
A recente aprovação da ordenação de sacerdotes do sexo feminino no seio da Igreja Anglicana também foi alvo de um comentário por parte de Bento XVI, que deseja que se possa «evitar um cisão» nesta denominação religiosa.
«O meu desejo é que os anglicanos possam evitar uma cisão e possam encontrar o caminho da união. Vou orar. Não devemos intervir a esta altura da discussão», concluiu.
Estas declarações foram feitas horas antes da chegada de Bento XVI à Austrália, onde o líder da Igreja Católica participará nas XXIII Jornadas Mundiais da Juventude no decurso de um viagem que durará nove dias e que é, até agora, a maior do seu pontificado.

Sol