Cardeal Saraiva Martins deixa presidência da Congregação para as Causas dos Santos
2008-07-09 22:33:16

O Cardeal José Saraiva Martins, de 76 anos, deixou de ser o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, por ter atingido o limite de idade estabelecido pelo Direito Canónico (75 anos). A notícia é publicada esta Quarta-feira pela sala de imprensa da Santa Sé.

Bento XVI aceitou a renúncia do Cardeal português, o único na Cúria Romana, e nomeou para o seu cargo o Arcebispo italiano Angelo Amato, até agora secretário da Congregação para a Doutrina da Fé e um dos mais próximos colaboradores do actual Papa nos últimos anos.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. José Saraiva Martins mostra-se “profundamente grato” pelo trabalho que desempenhou na Congregação para as Causas dos Santos (CCS) ao longo da última década, que considera “um dom de Deus”.
“Foram anos muito belos, que me permitiram conhecer melhor a Igreja, o coração da Igreja, que é a santidade”, refere, assegurando: “Sinto-me feliz, muito feliz, pelo que fiz durante estes dez anos”.

Entre os muitos processos que passaram pelas suas mãos, o Cardeal português destaca a “oportunidade de contribuir para a elevação às honras dos altares” de muitos “membros ilustríssimos da Igreja”, destacando as beatificações dos Papas Pio IX e João XXIII, do Padre Pio, de Madre Teresa de Calcutá e dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta.
“São figuras extraordinárias que me ensinaram muito e eu sinto-me muito honrado, muito feliz por ter contribuído de maneira directa para que estas figuras de Santos fossem realmente postos como modelo de santidade para todos os filhos da Igreja”, afirma.

Na hora da partida, D. José Saraiva Martins diz que “a minha felicidade aumenta ainda mais quando penso que foi na minha prefeitura que foi retomada a causa do Beato Nuno Álvares Pereira, que praticamente está pronta para a Canonização”.
“Foi um modo muito bonito de acabar a minha prefeitura na Congregação”, assinala.

O Cardeal português era prefeito da Congregação para a Causa dos Santos desde 30 de Maio de 1998, tendo imprimido um grande dinamismo no trabalho deste dicastério da Cúria Romana. Foi um dos homens de confiança de João Paulo II, o Papa que mais fiéis beatificou e canonizou na história da Igreja Católica.

“João Paulo II dizia-me que a Congregação para as Causas dos Santos era a mais importante da Igreja, porque trata daquilo que é mais importante mesmo, mesmo na Igreja de Cristo, porque, dizia ele, se a Igreja não fosse santa não teria razão de existir”, lembra D. José Saraiva Martins, para quem “a santidade é sempre contagiosa”.

“Estes dez anos ensinaram-me o que é realmente a Igreja e o que devemos tender na Igreja, à santidade, tender à plenitude da humanidade”, complementa.

O Cardeal Saraiva Martins lembra que “deveria ter ido para a reforma já há quase dois anos (completou 75 anos em Janeiro de 2007, ndr), mas o Santo Padre pediu-me para ficar ainda mais tempo e ao Papa obedece-se sempre”, justifica.

Apesar da sua renúncia ao cargo de prefeito da CCS, D. José Saraiva Martins permanecerá em Roma, pois desempenha ainda cargos na Cúria Romana como membro das Congregações para os Bispos e para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, o Conselho Especial para a Europa da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e a Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano.
“Vou trabalhar com o mesmo entusiasmo”, assegura, perspectivando que, afinal, “o trabalho não vai diminuir, pelo contrário, até vai aumentar”, frisando que irá continuar “em plena actividade”.

Em relação às causas de beatificação e canonização que não acompanha até ao fim – nas quais se destacam as de João Paulo II e da Irmã Lúcia, Vidente de Fátima – o Cardeal português diz esse que é um facto “normal”, destacando que as causas estão muito bem encaminhadas e continuarão o seu curso, “sem dúvida”, com o novo prefeito, o Arcebispo Angelo Amato.

D. José Saraiva Martins considera ainda que o Arcebispo italiano, de 70 anos, irá seguir uma linha de “continuidade” no trabalho à frente da Congregação para as Causas dos Santos.

Nota biográfica

D. José Saraiva Martins é natural de Gagos do Jarmelo (Guarda), onde nasceu em 2 de Janeiro de 1932. Depois de terminar os estudos liceais, em Carvalhos, no seminário dos Missionários do Imaculado Coração de Maria, partiu para Roma, e aí reside desde os 17 anos de idade. Lá estudou e fez doutoramentos em Teologia na Universidade de São Tomás e de Filosofia na Universidade Pontifícia Urbaniana, como membro da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. Foi ordenado presbítero a 16 de Março de 1957, em Roma.

De 1977 a 1983 foi de Reitor da Universidade Urbaniana, cargo que voltaria a desempenhar entre 1986 e 1988. Neste ano foi nomeado secretário para a Congregação da Educação Cristã e ordenado Bispo. Foi criado Cardeal em 2001, por João Paulo II.

O Papa polaco nomeou-o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos a 30 de Maio de 1998, cargo em que foi confirmado por Bento XVI e que desempenhou até hoje, 9 de Julho de 2008.