Pequim 2008: Bíblias grátis para atletas e turistas
2008-07-09 22:29:52

2008 é o ano dos Jogos Olímpicos de Pequim: de 8 a 24 de Agosto, os olhos de centenas de milhões de pessoas estarão postos na China e visitantes de todo o mundo passarão pelo país, tanto para ver as competições desportivas, como para apreciar o quotidiano chinês.

Atletas e turistas terão a possibilidade de obter a Bíblia livre e gratuitamente durante os Jogos de Pequim. Esta é a resposta oficial da China às notícias veiculadas pela imprensa internacional de que o país teria incluído o livro entre os objectos proibidos aos visitantes.

Até agora, segundo reportagem publicada pelo jornal China Daily, milhares de cópias da Bíblia foram impressas precisamente para a ocasião. Xu Xiaohong, funcionário do Conselho Cristão de Xangai, revelou que, pela primeira vez, Evangelhos e opúsculos religiosos foram impressos com o símbolo olímpico.

Cinquenta mil edições bilingues da Bíblia estão prontas para serem distribuídas nas seis cidades que abrigarão os Jogos. Autoridades locais garantem que igrejas e outros locais de culto da capital chinesa, Pequim, ficarão à disposição dos fiéis.

Os estrangeiros podem trazer objectos ou material religioso para uso pessoal. Isto significa que durante os Jogos Olímpicos nada mudará em relação às regras habituais relativas às actividades religiosas: não é permitida a distribuição de Bíblias ou livros religiosos. Mais evidente para a comunidade internacional é o facto de o regime de Pequim proibir quaisquer actividades de apoio à causa do Tibete ou ao Dalai Lamai, bem como quaisquer encontros com fiéis das comunidades religiosas ditas clandestinas (não reconhecidas pelo regime de Pequim)

O sítio oficial dos Jogos Olímpicos (www.beijing2008.cn) contém uma série de instruções sobre o que os visitantes não devem trazer ao país. Numa nota, especifica-se claramente que “às pessoas é pedido que não tragam mais do que uma Bíblia para a China, em cada visita” (http://en.beijing2008.cn/22/69/article212026922.shtml).

Octávio Carmo/Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre