Igreja de Inglaterra aprovou a ordenação de mulheres bispo
2008-07-09 22:26:36

A Igreja de Inglaterra (ou Anglicana) aprovou a ordenação de mulheres bispo, numa decisão que está a aprofundar a divisão na instituição. Dois terços dos eclesiásticos que participaram no sínodo, a assembleia máxima decisória da Igreja, reunida em York, votaram a favor.

Desde 1994 que as mulheres podem ser ordenadas padres na Igreja de Inglaterra. Em cada cinco clérigos, um é mulher. E não será inédita a ordenação de bispas anglicanas: isso já acontece em 15 igrejas da Comunhão Anglicana nos Estados Unidos, Canadá ou Nova Zelândia. Mas será a primeira vez na Igreja de Inglaterra. Foi lá que se iniciou o anglicanismo, no século XVI: Henrique VIII rompeu com o catolicismo depois de o Papa Clemente VII recusar anular-lhe o casamento com Catarina de Aragão.
Cerca de 1300 clérigos ameaçavam abandonar a Igreja se não fossem aprovadas medidas de compensação, propostas por quem reprova a decisão agora tomada. Foi recusada, no entanto, a sugestão de superbispos encarregados dos crentes que recusem as bispas, bem como a criação de novas dioceses para esses fiéis.
Será, no entanto, criado um código de conduta para os fiéis cujas convicções os impeçam de reconhecer as bispas. "Ficaria muito triste com uma solução que seja humilhante para as mulheres nomeadas para o episcopado", disse o arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, líder da Igreja Anglicana.
Passo há muito esperado
"Estou absolutamente satisfeita por termos finalmente dado o passo seguinte. A Igreja já esperou muito por este dia", disse a responsável do movimento pró-ordenação de bispas, Christina Rees, ao serviço noticioso do Conselho Mundial de Igrejas.
As três câmaras do sínodo, que integram bispos, padres e leigos, aprovaram por larga margem a ordenação de bispas. Mas foi entre os clérigos que a decisão teve maior apoio: 124 votos contra 44.
No entanto, o bispo de Dover, Stephen Venner, disse entre lágrimas ter ficado "envergonhado com o facto de a Igreja ter ignorado os que se opõem à consagração de mulheres como bispos". O bispo de Fulham, John Broadhurst, alertou para a possibilidade de cisão: "Muitos de nós deixaram claro que, se não nos derem meios de viver com dignidade, inevitavelmente teremos de sair", disse à AFP.
Com cerca de 77 milhões de fiéis no mundo, a Comunhão Anglicana viveu momentos de contestação quando, nos EUA, a Igreja Episcopal ordenou Barbara Harris, em 1989, como a primeira bispa ou Gene Robinson, em 2003, como primeiro bispo homossexual. Este caso pode provocar ainda uma cisão entre os anglicanos, no final deste mês, quando se reunir a Conferência de Lambeth, que congrega todas as igrejas anglicanas.
Um texto que formalize a decisão deverá ser apresentado ao sínodo, em Fevereiro, e depois submetido à aprovação das dioceses, antes de regressar ao sínodo, em 2011 ou 2012. Daí que a primeira bispa em Inglaterra não deva ser ordenada antes de 2014.

Fonte JN