Vaticano diz que decisão anglicana de nomear mulheres bispos é entrave ao diálogo
2008-07-08 23:20:16

O Vaticano criticou hoje a igreja anglicana depois desta ter anunciado que se preparava para ordenar as primeiras mulheres bispos, assegurando que a decisão vai afastar ainda mais anglicanos e católicos.

A igreja de Inglaterra, igreja mãe do anglicanismo a nível mundial, confirmou hoje a intenção de ordenar as primeiras mulheres bispos. Tal como na igreja católica, os bispos da igreja anglicana têm o poder de ordenar os padres.

As duas igrejas, que têm feito esforços para dialogar com vista à aproximação, estão profundamente divididas em relação a algumas questões, a mais recente delas a ordenação de padres gay, apoiada pelos anglicanos.

“Uma decisão destas é fracturante da tradição apostólica presente em todas as igrejas no primeiro milénio e só vem aumentar os obstáculos à reconciliação entre a igreja católica e a igreja de Inglaterra”, disse o Vaticano.

Segundo a igreja católica, as mulheres não podem ser ordenadas porque Cristo só escolheu homens como apóstolos. Qualquer tentativa de ordenar uma mulher como padre é punida com a excomunhão. Mas a ordenação de mulheres como padres já é uma realidade em Inglaterra desde 1992, onde um em cada seis padres já é mulher. O que os mais liberais pediam era o acesso das mulheres às hierarquias de topo. No Canadá, EUA e Nova Zelândia as mulheres já podem ser ordenadas bispos.

Anglicanos e católicos estão divididos desde o século XVI, às mãos de Henrique VIII. Existem 77 milhões de anglicanos e 1,1 mil milhões de católicos no mundo.

Fonte Público