paroquias.org
 

Notícias






A Bíblia em video-wall para animar turistas em férias
2008-07-07 22:24:16

Mostrar a Bíblia em plasmas, painéis gráficos, expositores, um video-wall e ainda no suporte mais clássico do livro. Tudo à mistura com citações de artistas, pensadores, políticos ou escritores. Como a de Bono Vox, o vocalista dos U2: "Sou um músico 'escrevinhador', fumador de charutos, bebedor de vinho, leitor da Bíblia". Ou a de Isaac Newton: "É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia".

Em Portimão, até ao próximo domingo, a exposição multimédia A Bíblia em Festa está no passeio ribeirinho para quem a quer ver, ouvir ou sentir. É a segunda vez que é mostrada - a primeira foi em Lisboa, em 2005, durante o Congresso Internacional sobre a Nova Evangelização - e já há mais destinos em preparação.
Desta vez, a iniciativa da diocese do Algarve e da editora Sociedade Bíblica prevê um programa de iniciativas paralelas à exposição. Hoje, às 17h00, um debate sobre a Bíblia e multiculturalidade terminará com uma festa gastronómica e multiétnica. Amanhã, a partir das 15h00, e às 21h30, há leituras de histórias bíblicas para crianças. Quarta, às 15h, um workshop trará centenas de pessoas de vários pontos do Algarve para saber como envelhecer com a sabedoria da Bíblia. Alfredo Abreu, da Sociedade Bíblica, diz que a iniciativa promete ser original.
Sexta (21h00) há uma conferência sobre Bíblia e Europa e no sábado (17h30) um painel sobre família e Bí-
blia, com a participação de uma família protestante e outra católica. Sábado e domingo à noite a iniciativa encerra com dois concertos, com o coral Gerações e o grupo Laudate.
A Bíblia em Festa está pensada para públicos diferentes, incluindo quem não tem conhecimentos ou convicções religiosas. A Sociedade Bíblica diz que este é um "livro de cultura, história e espiritualidade, merecedor da atenção de todos", que influenciou "a nossa visão do mundo, produção artística e valores".

António Marujo

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia