Igreja Católica fora de debates sobre a paz
2008-06-23 22:48:35

Organizadores convidaram quase todas as religiões mundiais
Ministro da Justiça defende que CLR se está a adaptar a novos tempos
A terceira conferência internacional organizada pela Comissão da Liberdade Religiosa (CLR) arranca hoje em Lisboa. O colóquio vai debater o contributo das religiões para paz, sem, no entanto, incluir representantes da Igreja Católica na discussão.

A hierarquia católica estará representada apenas na sessão de abertura pelo cardeal-patriarca de Lisboa. E, ainda assim, o presidente da CLR, Mário Soares, reconhece que D. José Policarpo foi convidado enquanto "personalidade de grande mérito em questões de liberdade religiosa" e não enquanto líder da igreja dominante em Portugal.

Questionado sobre esta questão, o antigo Presidente da República preferiu desvalorizar qualquer polémica relacionada com a falta de representação dos católicos. "Os painéis forma elaborados e receberam a aprovação de todos os membros da comissão, que inclui membros da Igreja Católica", assegurou Mário Soares, que preferiu salientar "o grande esforço da conferência em promover o diálogo para a paz".

Diga-se, de resto, que os próprios sacerdotes portugueses, pela voz de D. Carlos Azevedo, membro destacado da Conferência Episcopal Portuguesa, adiantou ao DN que "a Igreja Católica está representada com dois elementos na CLR e que não é nada chocante esta orientação da Comissão em convidar religiões mais representadas nos principais palcos de conflito".

O DN pediu também um comentário sobre a questão ao Ministro da Justiça - que tutela a CLR - que defendeu a actualização da Comissão às novas tendências religiosas. Para Alberto Costa, "a Comissão de Liberdade Religiosa tenta abarcar os novos fenómenos religiosos, já que o paradigma das grandes religiões agregadoras de crentes está a mudar".

Outro dos pontos que pode gerar controvérsia junto dos mais puristas é a inclusão de António Reis, grão- -mestre da Maçonaria e não crente, numa das palestras. |

Fonte DN