Sé Catedral degradada e abandonada
2008-06-20 19:37:14

Vidros partidos, telhado danificado, infiltrações de água, pedras soltas, arbustos a crescerem nas paredes, são alguns dos aspectos mais visíveis da "degradação e abandono" a que a Sé Catedral de Miranda do Douro está votada.

Um dos mais emblemáticos monumentos religiosos da diocese de Bragança-Miranda carece de "obras urgentes" de reparação para não haja perda de tão importante património histórico datado de 1552.
O interior do templo é muito visitado pelos turistas que ali acorrem aos milhares durante o ano, na sua maioria espanhóis.
"Cheguei à paróquia de Miranda do Douro há oito meses e depressa me apercebi que a Catedral está em estado deplorável, não só no exterior mais também no seu interior. A intervenção mais urgente tem de incidir ao nível da cobertura", disse ao JN," Manuel Marques, pároco local. Segundo o prelado, não há "disposição" por parte das entidades competentes para fazer face ao problema.
"É urgente, pelo menos, fazer uma limpeza ao telhado e paredes da Sé. Seria o mínimo que se poderia pedir para que o monumento não apresentasse este mau aspecto," atira o clérigo.
Próximo dos valiosos retábulos da Capela-mor é já possível ver alguns danos causados pelas infiltrações de água. Os vidros partidos deixam entrar pássaros e pombas que são responsáveis pela degradação dos interiores, assim como pelo barulho que chega a interferir no normal decurso das cerimónias.
De resto, já há nidificação no interior da Catedral, situação preocupante já que a talha dos altares está a ficar suja com os dejectos das aves.
"Acho que não era pedir demais, que os vidros das janelas fossem substituídos, caso contrário, teremos de colocar plásticos pretos para afugentar as aves", ironiza Manuel Marques.
"As obras mais recentes foram feitas ao nível das escadaria de acesso a porta principal da Sé, mas esquecerem-se de nivelar e reparar o pavimento exterior. O valor gasto na intervenção ainda foi considerável mas não acrescentou nada", afirma o pároco.
A Câmara de Miranda do Douro também já manifestou preocupação em à Sé, até porque está situada no renovado centro histórico da cidade.
"Nos últimos anos, a Câmara tem diligenciado junto da tutela, para que o telhado da Catedral seja reparado, situação que está a danificar toda a estrutura", diz Manuel Rodrigo, autarca local, que vinca: "O Ministério da Cultura diz não haver verbas suficientes para a intervenção, já que se trata de obras de vulto." De resto, "a Câmara pretende efectuar escavações no adro da Sé, tendo em vista a possibilidade de pavimentar e lajear a área envolvente". Apesar de várias tentativas, não foi possível obter uma resposta do Instituto de Gestão do Património do Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR).

Fonte JN