Televisão e Igreja na Internet
2008-06-05 23:06:54

Documentários e reportagens sobre a vida da Igreja chegam a todo o mundo, diariamente e em 8 línguas. O Português está incluído neste projecto que se pode ver e ouvir em http://www.h2onews.org.

Trata-se de um serviço de informação católica, nascido por ocasião do I Congresso Mundial de Televisões Católicas (que decorreu em Madrid, em 2006) que faz chegar notícias em vídeo, áudio e texto através do seu portal e também através dos portais associados (como é o caso da Agência Ecclesia), onde aparecem de forma automática os últimos vídeos, as últimas reportagens.

Com actualização constante, este serviço permite conhecer, com a ajuda da imagem e do som, o que se passa na Igreja em todo o mundo, nomeadamente os acontecimentos relacionados com o Vaticano e o Papa Bento XVI.

Para além de enviar notícias, o projecto quer criar uma rede de partilha de informação, com imagem, sobre realidades eclesiais em todo o mundo. Por isso, recebe reportagens vídeo sobre iniciativas da Igreja Católica, segundo os critérios publicados no seu site e estabeleceu já protocolos com televisões e produtoras católicas de várias partes do mundo.

Nesta abordagem, destaque também para um projecto de grande reportagem televisiva, em curso no Programa Ecclesia (RTP2, às 18h30, de segunda a sexta-feira), prestes a chegar ao fim: reportagem pelas Dioceses de Portugal. Trata-se de uma iniciativa que tem marcado as emissões deste programa na terça e quarta-feira de cada semana (desde Janeiro de 2008 e até à segunda semana de Junho). Todos os programas permanecem disponíveis, após a emissão na RTP2, no portal da Agência Ecclesia. Diocese por Diocese, podem ver-se projectos, iniciativas e desafios em www.ecclesia.pt/diocesesdeportugal.