paroquias.org
 

Notícias






Santa Luzia recebe hoje mais de 50 mil peregrinos
2008-06-02 22:44:07

Mais de 50 mil pessoas são esperadas hoje no monte de Santa Luzia, Viana do Castelo, na anual peregrinação que liga a cidade ao santuário e junta crentes de todas as 40 freguesias do concelho e de outros pontos do País.

A romaria ao Sagrado Coração de Jesus realiza-se todos os anos desde 1918, depois de um voto formulado pela população rogando protecção à epidemia pneumónica que na altura alastrava.

Num percurso sinuoso de acentuado declive, os peregrinos levam duas horas a fazer a viagem a pé, normalmente debaixo de um calor intenso, para cumprirem as mais diversas promessas. Outros optam, somente, por assistir à habitual eucaristia, conduzida pelo bispo da Diocese de Viana, D. José Augusto Pedreira, ao ar livre.

Manda a tradição que acabem todos por almoçar, em família, nos inúmeros espaços verdes espalhados pela envolvente ao santuário. O funicular de Santa Luzia vai estar também ao serviço dos peregrinos, com o funcionamento praticamente sem paragens.

Localizado no topo da montanha e com uma vista panorâmica sobre a cidade, o Templo de Santa Luzia é um local de referência para o turismo, que o diga Mercedes Loureiro, 40 anos, vendedora do famoso casal "Manel e Maria"- bonecos feitos com papel de jornal e depois vestidos com fatos regionais confeccionados a lã. Com preços a variar "conforme a cara do cliente", um par de bonecos nunca fica abaixo de um euro. Há quase 20 anos que Mercedes está todos os dias em Santa Luzia, tendo a "feroz" concorrência de mais um punhado de colegas de profissão e outros tantos fotógrafos à la minute. Todos esperam pela peregrinação anual para fazer negócio. "Os da terra raramente compram, mas com os turistas já é diferente", garantem os vendedores

Segundo dados da Confraria de Santa Luzia, passam todos os anos pelo local um milhão de visitantes. Muitos fazem a escalada a pé pelos 742 degraus do escadório que liga a cidade ao santuário. Este ano é possível optar pela viagem de funicular que regressou em 2007.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia