Ordem para pai e filho
2001-07-31 19:36:52

A diocese de Lamego viveu um fim de semana de festa, uma vez que conta agora com dois novos sacerdotes e dois diáconos permanentes.

Pouco vulgar é o facto de dois dos ministros ordenados estão também unidos por laços parentescos: são pai e filho. Germano Carlos Pereira, foi ordenado presbítero e o pai, José Cardoso Pereira, diácono permanente.
A cerimónia teve lugar na Sé de Lamego, no passado dia 28, e foi presidida por D. Jacinto Botelho. Na homilia, o Prelado recordou este laço de parentesco e dirigindo-se a José Cardoso Pereira sublinhou que a sua felicidade deveria ser a “dobrar” já que o seu filho também foi ordenado sacerdote. Esta experiência valorizará, na opinião do Prelado, “o sentido ministerial da igreja e, se Deus quiser, será ponto de partida para o surgimento de novas vocações neste serviço”. E recordou aos novos ordenados que “as pessoas que lhes forem confiadas querem ver neles “homens que os acolhem, que os escutam com todo o gosto, que lhes testemunham sincera simpatia, mas também – e sobretudo – homens que os ajudam a ver Deus, a subir em direcção a Ele”.
D. Jacinto Botelho congratulou-se com os dois primeiros diáconos permanentes da diocese de Lamego os quais, através do ministério da caridade, são chamados “a configurar-se com Cristo servo”. O Con. António dos Santos, presbítero desta diocese questionado pela Agência ECCLESIA sobre estes primeiros diáconos permanentes manifestou-se satisfeito com este trabalho referindo que neste momento já se estão a preparar mais três candidatos para receberem o mesmo grau do sacramento da ordem.
Também na diocese de Viana do Castelo, durante este fim de semana, foi ordenado um presbítero. D. José Augusto Pedreira quis deixar evidente que a missão dos padres, neste início do século XXI, é serem anunciadores dos valores do espírito e peritos em acolhimento. E recordou que, os sacerdotes são procurados “por pessoas que, muitas vezes, nem sabem bem o que querem”. Por isso, deve ser-lhes proporcionado “um coração aberto e compreensivo, capaz de escutar”. É preciso que o padre se lhes apresente como «alguém disposto a “perder” tempo com elas». Para o Bispo de Viana, esta disponibilidade não é, afinal, mais que “a imitação de Jesus e da sua comunicabilidade face a quantos ia encontrando”.