Ajuda à Igreja que Sofre lança campanha pelos cristãos no Médio Oriente
2008-05-04 23:54:07

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou uma campanha em favor dos cristãos no Médio Oriente, denunciando a «perseguição aberta» de que são alvo. O secretariado da organização católica no nosso país apela a todos os cristãos de Portugal para que «não se esqueçam dos seus irmãos do Médio Oriente e os apoiem com a sua oração e caridade».

«Pedimos que reze connosco pela paz em todo o mundo, em especial por estes irmãos que sofrem no Médio Oriente pelo simples facto de serem fiéis seguidores de Cristo», assinala a AIS, que convida a adquirir ainda o livro do Rosário «A Oração da Paz», que será acompanhado por terço de Belém, fabricado em madeira de oliveira por cristãos da Terra Santa e benzido por Bento XVI.

A Fundação lembra, em particular, a situação no Iraque, país em que os cristãos são vítimas de atentados, sequestros e pressão, por parte dos sunitas e dos xiitas, para que abandonem os seus lares. Também são alvo da cobrança ilegal do tradicional imposto que os governantes muçulmanos usurpavam aos seus súbditos não-muçulmanos.
Em relação ao Líbano, depois dos combates do mês de Agosto do ano passado, é referido que «os cristãos voltam, infelizmente, ao ponto de partida: começar do zero».

A Terra Santa, berço do Cristianismo, é palco de um drama ainda maior, com cristãos que não sabem como alimentar as suas famílias. «Vivemos a cinco minutos de Jerusalém mas não podemos ir lá. Tratam-nos como se fôssemos todos terroristas», refere um habitante de Belém, o qual acrescenta: «Para mim é muito importante ter nascido na cidade de David, onde Jesus veio ao mundo. Não quero abandonar o meu país, o país dos meus antepassados, a casa, a família. tudo o que tenho está aqui».

A ausência de uma paz estável aumenta os antigos conflitos, agrava a situação de pobreza e gera novos problemas. Entre as várias situações graves a resolver encontra-se o fenómeno imparável da emigração.
«É preciso ajudar estas pessoas para que possam ficar», assinala a AIS.

Criada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização universal, dependente da Santa Sé, que apoia projectos pastorais em mais de 130 países onde a Igreja se encontra em dificuldades. A organização mantém escritórios próprios em 17 países, incluindo Portugal.

Departamento de Informação da Ajuda à Igreja que Sofre