paroquias.org
 

Notícias






Jubileu em Agosto
2000-09-11 22:11:48

O mês de Agosto ficou fortemente marcado por várias celebrações jubilares no Santuário do Menino Jesus de Praga em Avessadas, Marco de Canaveses.

Pelo menos duas grandes celebrações jubilares, conforme o calendário anunciado desde o início deste ano, tiveram aqui lugar, além de outras que se foram realizando e que vinham sendo marcadas pelos peregrinos interessados; foi muito considerável também a peregrinação de pequenos grupos, famílias inteiras, ou pessoas individuais que quiseram peregrinar a este recanto onde, sempre alguém os poderia acolher, ou onde simplesmente se recolhiam para rezar neste Santuário dedicado à Infância de Jesus, pois assim é contemplado desde o seu Trono.
Destacamos o Jubileu dos Migrantes no dia 13 de Agosto do qual recordamos momentos muito vividos da celebração Eucarística, como o cortejo de oferendas, a oração pelo Migrante e a bênção de objectos e símbolos trazidos pelos mesmos recordando os seus lugares de origem ou, no caso dos emigrantes, os seus locais de trabalho.
Do momento da homilia pronunciada pelo presidente da celebração, o Rev. Pe. Agostinho Leal, superior da Comunidade dos Carmelitas Descalços do Porto, registamos as seguintes passagens: «A condição de qualquer pessoa neste mundo, é ser peregrino. Ao acentuar este sinal da peregrinação que nos caracteriza, quero que cada um se recorde das terras que percorreu, os sacrifícios que passou, as lágrimas que chorou, as ajudas que encontrou, as pessoas de quem recebeu ajuda... O emigrante encontra-se com costumes, culturas, raças, religiões, línguas, diferentes das suas. Mas o emigrante português é um missionário que sabe encontrar-se com os outros e transmitir-lhes os valores da sua fé: é uma característica muito própria nossa. Em qualquer parte onde se encontre é capaz de colaborar e não ter medo nem vergonha de fazer o que, na sua terra, até o leva a colocar-se de lado, deixando talvez que outros o façam, na humildade de não se sentir capacitado para tal missão: e assim é capaz de dar catequese, colaborar activamente na liturgia como cantor, leitor, ministro extraordinário da comunhão... Emigrante e peregrino, sê tu também missionário!».
Recordamos também o Jubileu dos Desportistas. Decorreu no dia 27 de Agosto. Foi outro dia muito cheio, muito vivido, sobretudo no longo momento da Eucaristia. Aliás, é a celebração da Eucaristia, o que marca verdadeiramente estas celebrações jubilares. Cada uma com as suas características próprias, tendo sempre em conta aqueles que foram expressamente convidados a participar nesse momento celebrativo. Outras actividades, sobretudo de carácter recreativo, são vividos à maneira de cada um e conforme a criatividade de cada qual ou de cada grupo. Assim, foram convidados todos os grupos desportivos, Associações Culturais e Desportivas das 32 freguesias do concelho: clubes de futebol, hóquei, ginástica, de pesca, caçadores, atletismo, náutico, columbófilo...
Da Eucaristia destacamos o momento da entrada solene, com os estandartes das Associações que ocuparam o lugar que lhes estava reservado no presbitério e à volta do altar; foi muito significativo o momento do ofertório em que se levaram ao altar aqueles objectos simbólicos representativos de cada desporto (um equipamento desportivo, bola de futebol, patins, cana de pesca...); a bênção solene dos estandartes e, finalmente, o compromisso de honra de todos os desportistas presentes com as seguintes palavras: «E agora, Senhor, com a mão direita sobre o nosso coração, diante de todos os presentes, queremos renovar hoje o nosso compromisso. / Neste dia Jubilar queremos, Senhor, comprometer-nos a ser cada vez mais testemunhas da fé que sempre nos guiou na vida. / Comprometemo-nos a promover sempre a justiça, a lealdade, a verdade e a fazer da nossa vida testemunho da Tua presença. / Comprometemo-nos a viver sempre o desporto como expressão do primado do ser sobre o ter, libertando-o de tudo o que o impede de ser uma proposta positiva de solidariedade e fraternidade, de respeito recíproco e confronto leal entre as pessoas. / Queremos ser como Tu, Senhor!».
O presidente da celebração, no momento da homilia chamou à atenção para os valores que cada um deve cultivar. Registamos as seguintes palavras:
«Queridos amigos desportistas aqui presentes.
Irmãos caríssimos e amigos, peregrinos devotos do Menino Jesus, que viestes participar nesta celebração Jubilar e domingo de bênçãos:
...
Caros desportistas. Vós viestes celebrar este Jubileu. Fostes convocados e respondestes com a vossa presença física aqui. Fostes valentes como é de valentes a vossa actividade desportiva. Provavelmente fazei-lo todos os domingos. Porque, certamente, também vós afirmais, perguntando: «Para quem havemos de ir, Senhor?» Por quem havemos de correr? Que prémio ou salário havemos de esperar receber? Que aplausos havemos de desejar escutar? A quem havemos de seguir, a quem entregar a própria vida, por quem lutar? «Só Tu tens palavras de vida eterna!»; só Tu nos preenches inteiramente; Tu és o único Caminho; Tu és a única Palavra do Amor perfeito!
Fazeis bem em entregar-vos a esta actividade: o desporto. É bom fazê-lo. Porque o desporto faz parte da cultura e conduz ao equilíbrio das pessoas em todas as dimensões; o desporto é benéfico, é salutar, é instrumento apto para a formação integral do homem. É verdade que há sempre quem troque o essencial e o importante pelo acidental e secundário... Que o desporto não passe jamais para segundo plano em detrimento das transacções e investimentos económicos, onde a prioridade já não seria o acontecimento desportivo mas as quantidades de dinheiro.
O Papa, numa recente intervenção, disse referindo-se concretamente ao futebol, que este «não se deve deixar dominar por interesses económicos e os grandes futebolistas deveriam ter consciência de que são vistos como modelos pelos jovens...». Dizia ainda que «o comportamento de cada atleta deve ser inspirado na ideia de promover as mais nobres virtudes humanas, como a solidariedade, a lealdade, o respeito pelos concorrentes que não devem ser considerados como adversários ou rivais. É necessário também aperfeiçoar virtudes, como a boa vontade, a paciência, a perseverança, o equilíbrio, a sobriedade, o espírito de sacrifício e o auto-domínio, que asseguram ao atleta sucesso e estilo... Quando as práticas desportivas não se tornam um mito, podem ser factor importante de educação moral e social, tanto a nível pessoal como de grupo». Que belo ideal para sermos desportistas!
Queridos desportistas: não deixeis nunca perder a vossa dignidade, mas haveis de ter verdadeira competência para poder entrar em competição e verdadeira humildade para não sofrer humilhações. Se o nosso corpo é Santuário do Espírito Santo, e se é assim tão importante, também devemos cuidar dele. E o desporto é um meio para cuidar de nós.
Que o desporto seja para vós essa escola onde se aprende a ser leal e a respeitar os outros, além de desenvolver a solidariedade e o espírito de grupo. Que os valores do Evangelho de Jesus permaneçam vivos no vosso coração e que Ele seja verdadeiramente, para vós, e para cada um dos cristãos, esse pão da vida na Eucaristia. Vivei a Eucaristia, testemunhando o amor de Deus por todos. Assim seja!».
As grandes celebrações não terminaram com o Verão. No próximo, dia 24, celebraremos o Jubileu dos Professores e Alunos. Na véspera, dia 23, pelas 21 horas, haverá um concerto jubilar pelo Côro do Carmo de Beja, sob a direcção do Maestro Pe. Dr. António Cartageno.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia