Santuário de Fátima tem novo reitor
2008-04-03 22:55:04

A confirmação da notícia foi dada esta tarde pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que elogiou o perfil do sucessor de Luciano Guerra, à frente do Santuário de Fátima desde 1973.

"Foram 35 anos de grande fecundidade, seja na construção das obras necessárias, seja em planos pastorais", mas agora será possível "investir mais no esforço pastoral e apostólico", afirmou o prelado.

O nome de Virgílio Antunes foi sugerido "com maioria absoluta muita significativa" pelo Conselho Presbiterial da Diocese e o Colégio de Consultores do Santuário, pelo que "nem sequer houve hesitação" na escolha, até porque "correspondia ao pensamento do bispo diocesano", explicou D. António Marto.

Visivelmente satisfeito e até um pouco emocionado, o reitor cessante, Luciano Guerra, disse "ter confiança que o Santuário se vai manifestar como um grande centro de oração no sentido que Nossa Senhora quis".

Sem querer fazer um balanço pessoal do seu trabalho, o reitor cessante confessou mesmo que pondera pedir um ano sabático que, a ser feito, terá a pronta aceitação do bispo diocesano.

"Foi um período longo, de adaptação ou de desenvolvimento do espírito do Vaticano II, com um esforço de simplificação e de seriedade, mantendo o essencial da fé e da fidelidade às formas da mensagem" mariana, recorda Luciano Guerra.

Confessando alguma apreensão com estas novas funções, Virgílio Antunes prometeu o seu empenho em garantir a continuidade em relação à equipa existente.

"Acho que agora é de aceitar o desafio", disse, salientando que o "Santuário tem de se afirmar como uma instituição organizada e de rigor", considerou o reitor nomeado.

Confrontado pelos jornalistas com a eventual vinda do Papa a Portugal, Virgílio Antunes sorriu e reafirmou a disponibilidade do Santuário de receber Bento XVI.
"Não me importava de ver cá qualquer Papa", até porque o Pontífice é "o sinal da comunhão de toda a Igreja", afirmou.
Devido aos novos estatutos do Santuário, pela primeira vez o nome do reitor foi sujeito a apreciação da Assembleia Plenária dos bispos e a proposta da diocese de Leiria-Fátima foi aceite por unanimidade.

Com 46 anos e oriundo da freguesia vizinha de São Mamede, Virgílio Antunes foi ordenado em 1985, tendo prestado serviço em várias paróquias da Diocese.

De 1992 a 1996 realizou estudos de especialização em ciências bíblicas no Instituto Bíblico de Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, onde obteve mestrado e licenciatura canónica em Exegese bíblica.
De 1996 a 2005, foi nomeado reitor do Seminário Diocesano de Leiria e assinou colunas em jornais locais, tendo sido mesmo director do jornal católico "O Mensageiro"

Desde 2005 que está ao serviço do Santuário de Fátima, onde é capelão e tem assumido a direcção do Serviço de Peregrinos e do Serviço de Alojamentos.

Com Lusa