paroquias.org
 

Notícias






"Pontificados nunca poderão ser iguais"
2008-04-03 22:40:32

Neste terceiro aniversário da morte de João Paulo II, que recordações tem deste papa?

A sua agonia foi um exemplo para todos nós, então como hoje. Foi-o para mim todos os dias e também para o mundo, sobretudo pelo modo como João Paulo II a viveu e fez participar todos os homens e mulheres de boa vontade. Mesmo o seu momento mais doloroso quis partilhar connosco. Com uma serenidade e coragem únicas.

Uma morte que comoveu todos e foi seguida por todo o mundo. Como explica até o interesse dos não crentes. Karol Wojtyla foi um homem de paz, que procurou de modo extraordinário o dialogo com todos, que respeitou todas as fés, tradições e costumes, que deu o primeiro passo para considerar e condenar em público, como papa, injustiças de todos os tipos, que defendeu como homem e como chefe da Igreja os direitos humanos. Sem a acção do Wojtyla, muitos países estariam hoje ainda a viver sob regimes não democráticos. Não é mistério para ninguém a influência que teve no fim do Pacto de Varsóvia…

O que nos ensinou o seu pontificado?

Foi um exemplo de Vida, foi padre, sacerdote, bispo, cardeal, papa. João Paulo II exerceu uma verdadeira paternidade universal, aberta a todos, não só aos católicos.


Para si, que partilhou com o papa Wojtyla momentos de intensidade mística e momentos de reflexão, quais são as memórias suas mais vivas?

A capacidade de uma imensa e profunda intimidade, até física, com Deus, o momento em que antes de dizer missa, se dava totalmente a Deus, é algo de místico que não consigo descrever suficientemente. Ele foi capaz de gestos únicos, como visitar a Sinagoga de Roma, colocar no muro de Jerusalém um bilhete, como é a tradição judaica, de perdoar aos seus inimigos, de ter estado com Ali Agca e de ter perdoado o atentado contra a sua vida.

Mas houve situações em que não deixaram de chover críticas sobre João Paulo II, em especial pelo seu mediatismo...

Muitos acusaram-no de ser demasiado mediático, de ter um sentido da comunicação demasiado "laico". Mas era apenas um homem que compreendia os nossos tempos…
Que diferenças encontra entre os pontificados de Bento XVI e João Paulo II?

Dois pontificados nunca poderão ser iguais. Os papas, cada um é uma pessoa diferente. A substância é a mesma, mas há personalidades diversas. As posições em relação aos mistérios da Fé são as mesmas, houve colaboração entre os dois, não podemos esquecer que o cardeal Ratzinger foi o principal colaborador de João Paulo II em matéria de fé.

Em que ponto está o processo de beatificação?
Já foram apresentadas as primeiras conclusões à Congregação. Se o processo continuar sem dificuldades, poderá ser entregue no final de Abril. Se para a Congregação tudo estiver em ordem, o processo para a beatificação pode estar pronto antes do Natal…|

MANUELA PAIXÃO

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia