paroquias.org
 

Notícias






A espiritualidade no tratamento oncológico
2008-02-20 23:11:11

A espiritualidade pode, ou não, influenciar a qualidade de vida do doente oncológico a realizar quimioterapia? Para encontrar a resposta a esta pergunta foi desenvolvida uma investigação pela Associação Oncológica do Algarve, que contou com a contribuição de 23 doentes que se encontravam em tratamento no Serviço de Oncologia Médica do Hospital Distrital de Faro.

O estudo, entretanto publicado, mostra que quanto mais elevados os índices de espiritualidade do doente, maior era a sua qualidade de vida geral, nomeadamente ao nível do seu bem-estar físico, funcional e emocional.

João Paulo Pestana, coordenador do estudo, refere ao Programa ECCLESIA, que apesar de, internacionalmente, existir um interesse crescente e uma vasta investigação publicada sobre o papel da religiosidade e da espiritualidade ao nível da saúde, em Portugal pouca importância tem sido dada a esta questão.

“Se a religiosidade e a espiritualidade têm o impacto que os estudos científicos consideram, na qualidade de vida, na saúde física das pessoas, a Igreja Católica poderá ter um impacto na qualidade física e emocional”, assinala.

O estudo em causa mostrou que, de uma maneira geral, os doentes que apresentavam índices de espiritualidade mais elevados sentiam menos os efeitos secundários da quimioterapia, como os enjoos e as náuseas, apresentavam menos dores, dormiam melhor, sentiam-se menos cansados e tinham maior prazer nas suas actividades diárias.

João Paulo Pestana acredita que há um impacto positivo na recuperação dos doentes, com menos custos para o Estado: “Estes doentes necessitavam de menos medicação porque tinham menos dores, conseguiam desempenhar as suas funções melhor do que os outros, há um impacto a nível físico”.

Actualmente, em parceria com o Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, trabalha-se na Unidade de Radioterapia do Algarve. A Associação Oncológica do Algarve pretende, desta vez, caracterizar clinica, social e demograficamente, a população de doentes que actualmente realizam este tratamento, procurando delinear estratégias de intervenção que mais beneficiem esta população.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia