Espiritualidade que inspira o quotidiano - Laurinda Alves em discurso directo sobre a vida interior, «onde tudo verdadeiramente acontece»
2008-01-31 21:54:13

Agência Ecclesia - Qual a importância da interioridade na sua vida?
Laurinda Alves - A vida interior é onde tudo verdadeiramente acontece. Não imagino que alguém seja capaz de atravessar os tempos e percorrer o caminho de uma vida inteira sem se interrogar a um nível mais profundo, sem se deixar interpelar pelos acontecimentos, sem reflectir e procurar no seu íntimo qual o sentido da sua vida. Saber de onde vimos, para onde vamos e o que estamos aqui a fazer é essencial e esta busca constante tem que de ser feita com essa interioridade. Ninguém vive apenas à superfície nem existem sentimentos ou emoções sem raízes e razões profundas. Daí a importância da interioridade na minha vida e, julgo, na vida de todos.

AE - Interioridade é sinónimo de espiritualidade?
LA - Nem sempre. A interioridade pode levantar questões estritamente éticas, por exemplo. Há muitas pessoas que acreditam que 'é pela ética que vamos', como diz o filósofo alemão contemporâneo Hans Kung. Acredito que esta linha, porventura mais racional, nem sempre seja atravessada de espiritualidade embora eu própria não conceba a minha vida interior sem espiritualidade. A minha espiritualidade é a minha interioridade.

AE - Que sintonias se podem estabelecer entre espiritualidade e prática religiosa?
LA - Boa pergunta mas de difícil resposta… Paradoxalmente a prática religiosa nem sempre coincide com uma verdadeira espiritualidade. Já o contrário não se verifica uma vez que uma verdadeira prática religiosa radica sempre numa espiritualidade verdadeira. Nesta lógica parece-me que o ritual religioso e o discurso da Igreja deviam ter o cuidado de afinar mais com o concreto da vida, no sentido de permitir aos crentes e praticantes traduzir a realidade evangélica para a sua realidade quotidiana.

AE - É possível cuidar de compromissos laborais, da execução de projectos pessoais e sociais e aprofundar a dimensão espiritual na vida?
LA - Absolutamente. Tenho essa experiência e, por isso, digo-o sem hesitações. Admito, no entanto, que apesar de ser possível nem sempre é fácil e, por isso, é importante cultivar uma atitude 'transversal' que cruze todas estas dimensões. Ou seja: se a espiritualidade inspirar os projectos pessoais, profissionais e sociais, estes projectos acabam por aprofundar também o sentido espiritual e ampliar a interioridade. Está tudo ligado e se tudo for construído de forma positiva e consciente, a vida toma uma dimensão mais profunda e os nossos horizontes ficam mais amplos e em harmonia.