paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI explica em que consiste o Reino de Cristo
2008-01-29 22:35:33

Publicamos as palavras que Bento XVI dirigiu neste domingo antes de rezar a oração mariana do Angelus junto a milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro, no Vaticano.

Queridos irmãos e irmãs:
Na liturgia de hoje, o evangelista Mateus, que nos acompanhará durante todo este ano litúrgico, apresenta o início da missão pública de Cristo. Consiste essencialmente na pregação do Reino de Deus e na cura dos enfermos, mostrando que este Reino está perto, e mais, já chegou entre nós.
Jesus começa pregando na Galiéia, a região na qual cresceu, território que está «nos arredores» do centro da nação judaica, que é Judéia, e nela, Jerusalém. Mas o profeta Isaías havia anunciado que essa terra, designada às tribos de Zabulon e de Neftali, teria um futuro glorioso: o povo em trevas teria visto uma grande luz (Cf. Isaías 8, 23-9,1), a luz de Cristo e de seu Evangelho (Cf. Mateus 4, 12-16).
O termo “evangelho”, nos tempos de Jesus, era utilizado pelos imperadores romanos para fazer seus pronunciamento. Independentemente do conteúdo, eram definidos como “boas novas”, ou seja, anúncios de salvação, pois o imperador era considerado como o senhor do mundo e cada um de seus editos era portador de bem. Aplicar esta palavra à pregação de Jesus teve, portanto, um sentido fortemente crítico, era como dizer: “Deus, e não o imperador, é o Senhor do mundo e o verdadeiro evangelho é o de Cristo.
A «boa nova» que Jesus proclama se resume nestas palavras: «O reino de Deus – ou reino dos céus – está próximo» (Mateus 4, 17; Marcos 1, 15). O que significa esta expressão? Certamente não indica um reino terreno, delimitado no espaço e no tempo, mas anuncia que Deus reina, que Deus é o Senhor, e que seu senhorio está presente, é atual, está se realizando.
A novidade da mensagem de Cristo é portanto que Deus se fez próximo nEle, que já reina entre nós, como demonstram os milagres e as curas que realiza. Deus reina no mundo através de seu Filho, feito homem, e com a força do Espírito Santo, que é chamado «o dedo de Deus» (Cf. Lucas 11, 20).
Onde chega Jesus, o Espírito criador traz vida e os homens ficam curados das enfermidades do corpo e do espírito. O senhorio de Deus se manifesta então na cura integral do homem. Deste modo, Jesus quer revelar o rosto do verdadeiro Deus, o Deus próximo, cheio de misericórdia por cada ser humano; o Deus que nos doa a vida em abundância, sua própria vida. O reino de Deus é, portanto, a vida que vence a morte, a luz da verdade que dissipa as trevas da ignorância e da mentira.
Peçamos a Maria santíssima que obtenha sempre para a Igreja a mesma paixão pelo Reino de Deus que alentou a missão de Jesus Cristo: paixão por Deus, por seu senhorio de amor e de vida; paixão pelo homem, com o qual se encontra verdadeiramente com o desejo de entregar-lhe o tesouro mais precioso: o amor de Deus, seu Criador e Pai.

[Traduzido por Zenit]

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia