Patriarcado cria centro cultural para dialogar com arte contemporânea
2008-01-23 22:26:39

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, criou ontem o Centro Cultural de São Vicente, uma instituição que pretende realizar iniciativas na área cultural e que está aberta a parcerias com outras entidades. A valorização do património e a atenção à arte contemporânea serão vertentes fundamentais do novo centro.

O director do novo centro, o padre Agostinho Jardim Gonçalves, responsável do Departamento de Comunicação e Cultura do patriarcado, disse ao PÚBLICO que esta decisão representa o culminar de um processo que vem de trás: quer nas manifestações que se verificaram ao longo da história, quer num processo mais recente de diversas iniciativas culturais.
O Jubileu do ano 2000, o Congresso Internacional da Nova Evangelização de 2005 e algumas realizações associadas a esses acontecimentos culminaram na ideia de que "não tem sentido uma presença da Igreja confinada a paredes mortas".
Assim, o Mosteiro de São Vicente de Fora, actual sede do patriarcado, passará a estar aberto a dois tipos de programas: um mais ligado ao património, outro vocacionado para o diálogo com a modernidade e a contemporaneidade. Exposições, acções de formação, iniciativas pedagógicas, conferências, seminários, edições e apoio à investigação em áreas afins ao seu objectivo principal são alguns exemplos enumerados nos estatutos da nova entidade, aprovados pelo patriarca de Lisboa com data de ontem, dia de São Vicente, padroeiro principal da cidade. A valorização do arquivo histórico do patriarcado será outra área de atenção do novo centro.
A posse da direcção e do conselho geral, que deverão integrar figuras da cultura e da sociedade civil, do Centro Cultural São Vicente deverá ser feita em Fevereiro, informou ainda Jardim Gonçalves.
No decreto que institui o centro, o cardeal Policarpo diz que "o Patriarcado de Lisboa, ao concretizar a sua acção pastoral, está particularmente atento à evangelização da cultura e através da cultura". Uma das últimas realizações desta área foi a organização, em 2007, de um ciclo de conferências na Sé de Lisboa dedicadas aos temas da Verdade, do Bem e do Belo, para os quais foram convidados António Guterres, Isabel Jonet e João Bénard da Costa.
O padre Jardim Gonçalves destaca a importância que, na sua opinião, a cultura tem tido na acção de D. José Policarpo, patriarca desde 1998. "As várias iniciativas ganharam o reconhecimento do cardeal, que tem feito várias intervenções em que destaca o lugar da cultura, que passou também a estar incluída no plano pastoral da diocese", afirma o director do novo centro cultural.
D. José Policarpo quer que o Centro Cultural constitua um novo factor de diálogo entre a Igreja e a modernidade.

Fonte Público