Diocese de Vila Real chega à Internet
2008-01-21 22:15:55

"Entre quem é". Era assim que os antigos transmontanos respondiam a quem lhes batia à porta de casa, sem inquirir da sua identidade. É assim que os cibernatuas são acolhidos na página da Diocese de Vila Real na Internet, em http://www.diocese-vilareal.pt

A primeira informação sobre uma das duas Dioceses da montanhosa região do interior nordeste de Portugal é de teor histórico: "Existimos como Diocese desde 1922, abrangendo 14 concelhos, desde a margem direita do rio Douro até à fronteira de Chaves, e desde o Marão, Mondim de Basto e Montalegre até Valpaços, Murça e Alijó.
O actual Bispo é o 4.º da Diocese", pode ler-se.
A nota de entrada lembra que os transmontanos foram desde sempre um povo de emigrantes. "Por isso, ao dar as boas vindas a todos os que batem a esta porta, acrescento uma saudação aos transmontanos que vivem no estrangeiro e também aos que trabalham para lá do Marão", refere ainda o site.
A página, que ainda se encontra numa fase inicial da sua actividade, apresenta informação sobre a Diocese e os seus Bispos, indicações relativamente ao clero e aos serviços centrais diocesanos, entre outros.