Igreja quase a fechar acordo com Governo
2008-01-09 21:57:23

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Carlos Azevedo, revelou, ontem, que a hierarquia católica está muito perto de obter um acordo com o Governo sobre o papel das capelanias hospitalares.

"Analisámos o texto de base desse regulamento e demos a nossa aprovação a observações finais", revelou, no final de uma reunião do Conselho Permanente da CEP, em Fátima.

Seguir-se-á "uma nova reunião" com o Ministério da Saúde para ultimar pormenores, antes do projecto seguir para a Comissão de Liberdade Religiosa.

Este será um "texto totalmente novo, feito com outro entendimento que respeita a Concordata e a Lei da Liberdade Religiosa", disse, e também o que estava na programação anterior da tutela, que consagra o apoio espiritual dos utentes, permitindo ainda a "integração de outras confissões" religiosas desde que sejam requeridas.

A polémica começou em Setembro de 2007, quando a tutela apresentou uma proposta que, no entander da Igreja, "colocava em risco real a prática da assistência espiritual e religiosa nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde".

A Igreja criticava que a assistência tivesse de ser pedida por escrito e assinada, o que em muitos casos é difícil devido à débil saúde dos doentes e a proibição dos médicos recomendarem o apoio dos capelões aos doentes, considerando que tal seria proselitismo ou favorecimento.

Fonte JN