paroquias.org
 

Notícias






SÉ NOVA ACOLHE ORATORIA "FATIMA, SINAL DE ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE"
2008-01-09 21:46:28

No próximo dia 12 de Janeiro de 2008, às 21,30h a Sé Nova acolhe a apresentação da oratória "Fátima, Sinal de Esperança Para a Humanidade", numa iniciativa que assinala os 25 anos de ordenação episcopal de D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra.

Esta obra grandiosa, composta para celebrar os 90 anos das Aparições de Fátima, com música de António Cartageno e letra de António Aparício, foi apresentada em ante-estreia no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima em 11 de Outubro, e apresentada oficialmente nos dias 13 e 14 de Outubro na nova Igreja da Santíssima Trindade. Foi ainda apresentada na Sé de Leiria e no Pavilhão Desportivo de Beja, onde vivem os autores. Vem agora a Coimbra no dia 12 e no dia 13 será apresentada em Mangualde.
Ficam alguns números para avaliarmos da sua grandiosidade: Actuam Coros de Beja, Vidigueira, Reguengos, Santo André (Santiago de Cacém), Leiria (6 Grupos), Fátima (Pequenos Cantores), seis solistas representando o Anjo, Nossa Senhora, o narrador e os Pastorinhos; Maestro – Mário Nascimento; acompanhados pela Orquestra "Filarmonia das Beiras". São 288 vozes dos coros, mais os solistas, mais 42 executantes da Orquestra, mais maestros e compositor, num total de 335 pessoas.
Como solistas a soprano Carla Vaz, aluna de Canto do Conservatório de Música de Coimbra, o conhecido Tenor João Sebastião, actualmente radicado na Holanda -onde tem participado em prestigiados ensembles como Collegium Vocale Gent (Phillippe Herreweghe), o Consort Vocale Berlin (René Jacobs) e o Nederlands Kamerkoor) - , a Soprano Ângela Siva, que gravou já com Rodrigo Leão e 3 crianças, ligados à Schola Cantorum dos Pastorinhos de Fátima e a outros corais participantes
O texto vai-nos conduzindo pelo tempo e espaço das aparições, primeiro do Anjo, depois de Nossa Senhora, com descrição do ambiente rural, dos horrores da guerra, da mensagem de esperança…
Oportunidade única para apreciar uma maravilhosa obra de arte, com uma interpretação fora de série. A entrada é livre.
Agradeçemos a divulgação desta notícia no vosso prestigiado orgão de comunicação social.

Com os melhores cumprimentos,
Padre João Castelhano


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia