«Caminhar com Maria»: itinerário interior expresso em livro para todo cristão
2007-10-21 09:14:54

Seguindo o esquema dos exercícios espirituais, o religioso claretiano Florencio García Castro escreveu «Caminhar com Maria», um itinerário interior que todo cristão comprometido está chamado a percorrer e que foi publicado pela editora «Ciudad Nueva» (www.ciudadnueva.com).

Originário de Granada (Espanha), o autor trabalhou com os jovens na pastoral vocacional e atuou em várias paróquias. Posteriormente fez o doutorado em Roma.
Foi superior do Instituto Teológico da Vida Consagrada «Claretianum».
O Pe. Florencio faleceu em 2005, aos 46 anos de idade, enquanto se preparava para assumir uma nova tarefa nas Filipinas.

Nas páginas de seu «caminho de Maria» ou «via Mariae», ele reconhece Nossa Senhora como a discípula que cumpriu perfeitamente o caminho da vida espiritual seguindo Cristo. «Caminhar com Maria não é senão seguir Jesus», reconheceu.
O novo livro, dirigido a pessoas consagradas na vida religiosa, apresenta-se como uma ferramenta de enorme utilidade para animadores de grupos, catequistas e leigos que queiram viver a sério seu compromisso cristão.

E um aspecto fundamental da vida cristã é a oração – tema entre os muitos sobre os quais ele refletiu.
«O terço, a oração da manhã ou da noite... Uma pessoa pode fazer estas coisas durante todo o dia e não ter rezado nem um minuto», adverte o Pe. Florencio em suas páginas.

«Para que a oração seja autêntica, ela exige antes de mais anda uma relação com Jesus [...], estabelecer uma relação pessoal e íntima com Ele. É indispensável fazer a extraordinária descoberta de que Jesus nos ama e nos chama», sublinha.

Fonte Zenit