90 anos das Aparições: Igreja da Santíssima Trindade
2007-10-14 14:42:19

O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano e enviado especial do Papa Bento XVI à peregrinação de Fátima, apelou ontem aos fiéis para se revoltarem contra aqueles que querem comprar “o silêncio dos cristãos” invocando “imperativos de uma sociedade aberta”. A missa, que antecedeu a Procissão do Adeus, levou ontem à Cova da Iria perto de 300 mil peregrinos.

Na sua homilia, Tarcisio Bertone criticou os “pretensos senhores destes tempos”, que se encontram “no mundo da cultura e da arte, da economia e da política, da ciência e da informação” e “estão prontos a comprar, se não mesmo a impor, o silêncio dos cristãos, invocando imperativos de uma sociedade aberta, quando na verdade lhe fecham todas as entradas e saídas para o Transcendente. Em nome de uma sociedade tolerante e respeitosa, impõem como único valor comum a negação de todo e qualquer valor real e permanente válido”, afirmou.

“Face a tais pretensões, o mínimo que podemos fazer é rebelarmo-nos com a mesma audácia dos Apóstolos perante idêntica pretensão dos senhores daquele tempo: não podemos calar o que vimos e ouvimos”, afirmou o cardeal Tarcisio Bertone, apelando ainda aos fiéis para fazerem penitência ou rezarem se lhes forem “lançados à cara erros passados ou presentes de alguns filhos da Igreja”.

O enviado do Papa alertou ainda para o facto de, nos tempos de hoje, muitos imaginarem “que a vitória depende essencialmente do talento, da habilidade, do valor dos que escrevem nos jornais, dos que falam nas reuniões, dos que têm um papel mais visível e que seria suficiente animar e aplaudir estes chefes como se anima e aplaude os jogadores no estádio”.

“Não existe erro mais temível e desastroso!”, disse, acrescentando: “Se os soldados algum dia chegassem a pensar que a vitória já não dependia deles, mas somente do Estado-Maior, esse exército marcharia de desastre em desastre.”

PAPA HOJE EM DIRECTO DESDE ROMA

As portas da nova Igreja da Santíssima Trindade voltam hoje a abrir-se para a celebração de uma missa dedicada aos paroquianos de Fátima, com início marcado para as 09h45. Será a segunda missa celebrada no novo templo, a que presidirá o cardeal Tarcisio Bertone. No final da missa, os peregrinos dirigem-se para o recinto de oração para assistirem, através de ecrãs gigantes, ao Ângelus, que se realiza na Praça de S. Pedro, em Roma, com transmissão em directo. A cerimónia é presidida pelo Papa Bento XVI, que irá falar aos peregrinos de Fátima.

Ontem, no final das celebrações, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, expressou a sua “esperança” de que o Papa visite “em tempo oportuno” a Cova da Iria, onde “pousa o coração materno de Portugal”.

PEREGRINOS CHEGARAM TODA A NOITE

Os peregrinos que ontem participaram nas celebrações começaram a chegar ao Santuário durante a noite, fazendo com que o trânsito tenha circulado com menos dificuldade. “Só houve um pico de afluência entre as 07h30 e as 08h30, à saída da auto-estrada, mas apenas para os veículos sem via verde”, disse o comandante distrital da GNR, tenente- -coronel Vítor Lucas, adiantando que a saída da Cova da Iria também se processou “com normalidade”, pois “muita gente ficou para domingo para poder visitar a nova igreja”. Ao nível das ocorrências policiais, Vítor Lucas fez também um balanço “positivo”, pois apenas foram apresentadas no posto oito queixas pelo extravio de carteiras com dinheiro e documentos e identificado um carteirista.

Isabel Jordão, Leiria

Fonte CM