paroquias.org
 

Notícias






Beato Nuno vai ser santo já em Janeiro
2007-10-11 09:42:48

Vai ser o primeiro santo português do século XXI. D. Nuno Álvares Pereira – ou beato Nuno de Santa Maria segundo os carmelitas – deve ser canonizado por Bento XVI em Janeiro de 2008, 90 anos depois de ter sido beatificado.

Em declarações ao CM, o cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, afirmou que “a questão está muito bem encaminhada” e sublinhou que “falta apenas a decisão dos historiadores do Vaticano”.

“Como se trata de um servo de Deus muito antigo, falecido há quase seis séculos, é preciso apurar se o culto nunca foi interrompido, precisamente o que está a ser feito nesta altura”, explicou o cardeal português.

O facto de o processo ter passado para o Colégio dos Historiadores significa que o milagre foi aprovado pelos médicos, quase sempre o aspecto mais complicado das causas de beatificação e canonização.

Neste caso tratou-se da cura de uma mulher de 61 anos, cozinheira de um restaurante de Ourém, que sofreu uma queimadura grave, com óleo a ferver, no olho esquerdo.

Os médicos do Hospital de Santo André, em Leiria, diagnosticaram tratamentos ao longo de pelo menos dois anos, para uma “cura parcial” da lesão. A mulher rezou ao Beato Nuno, cuja imagem tinha na mesinha de cabeceira, e ficou curada.

O padre Francisco José Rodrigues, o carmelita vice-postulador da causa de canonização do Beato Nuno, disse ao CM que ainda não há datas marcadas, admitindo que a festa possa estar “para breve”.

Os carmelitas vão mobilizar Portugal em torno de um homem que a História retrata como guerreiro, mas que foi sobretudo “o primeiro grande amigo dos pobres do País”.

Sendo também patrono do Corpo Nacional de Escutas, prevê-se que estes se juntem à festa.

PERFIL

Nuno Álvares Pereira nasceu a 24 de Junho de 1360 e aos 13 anos foi armado cavaleiro em Santarém. Casou três anos depois e ficou residência em Cabeceiras de Basto, distrito de Braga. A 8 de Abril de 1384, na Batalha dos Atoleiros, usa a famosa táctica do quadrado. No ano seguinte foi nomeado condestável e mordomo-mor do reino. A 15 de Agosto de 1422, já como frade carmelita, entra para o Convento do Carmo, em Lisboa, por ele mandado construir, morrendo a 1 de Abril de 1431. Foi beatificado a 23 de Janeiro de 1918.

Secundino Cunha

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia