paroquias.org
 

Notícias






200 mil vão ver a igreja
2007-10-09 14:16:37

As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de Outubro vão contar com uma maior participação de fiéis do que é habitual devido à inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, no primeiro dia, e às cerimónias de encerramento dos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora.

As autoridades policiais e a Protecção Civil vão reforçar os meios humanos e materiais na Cova da Iria para garantirem a segurança e bem-estar dos peregrinos.

As primeiras estimativas indicam que a afluência de peregrinos atingirá nos dois dias as 200 mil pessoas, mais 50 mil do que em 2006. O aumento de fiéis justifica-se por se assinalarem três acontecimentos em simultâneo e o dia 13 coincidir com o fim-de-semana.

A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, que assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Três Pastorinhos, costuma ser a terceira maior do ano – depois de Maio e Agosto – mas este ano são esperados mais fiéis na Cova da Iria.

O dispositivo de segurança mobilizado pelas autoridades policiais e de Protecção Civil manter-se-á pelo menos até ao final de domingo, da-do o grande impacto que terá abertura ao público da nova igreja.

“Estamos a preparar um reforço considerável de meios humanos e de viaturas de socorro que irão trabalhar em coordenação com os Bombeiros Voluntários de Fátima”, disse ontem o comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, adiantando que será instalado um centro de apoio aos peregrinos que se percam dos seus grupos, em colaboração com o Corpo Nacional de Escutas.

No entanto, só hoje ao final do dia – após uma reunião com as várias entidades locais de protecção civil – será definido o número exacto de elementos e viaturas a destacar para a Cova da Iria.

A GNR também está atenta ao esperado aumento do afluxo de peregrinos para os próximos dias, não só os que viajam de carro mas também os que se dirigem a pé para Fátima.

“Vamos destacar militares para acompanhar as pessoas que vão a pé para Fátima e prevenir os automobilistas para a sua presença”, disse o comandante distrital da GNR, tenente-coronel Vítor Lucas, salientando que “os peregrinos a pé vão cansados, preocupados, por vezes um pouco distraídos e a meditar na sua vida e nos seus problemas, podendo por isso colocar em risco a sua segurança”.

O tenente-coronel Vítor Lucas alerta os peregrinos a pé para a vantagem de usarem coletes de cores vivas, que tornem a sua presença mais visível, e para a necessidade de caminharem em fila e pela berma das estradas.

Nos ruas em redor do Santuário o trânsito terá alguns condicionamentos, como é habitual, para garantir uma rápida evacuação em caso de emergência.

O dispositivo total da GNR – que inclui a Brigada de Trânsito – só será revelado amanhã, mas tudo indica que sejam mobilizadas perto de três centenas de elementos.

PROGRAMA

PRESIDENTE

As celebrações serão presididas pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, em representação pessoal do Papa Bento XVI.

DIA 12

A inauguração - ou dedicação, por ter um rito próprio - da Igreja da Santíssima Trindade começa às 16h30. À noite será a bênção das velas, rosário, procissão e missa no recinto.

DIA 13

Às 09h00 será rezado o rosário na Capelinha, seguindo-se a missa, bênção dos doentes e a Procissão no Adeus, no recinto. De tarde, na nova igreja, será a oratória ‘Fátima sinal de esperança para a humanidade’.

DIA 14

Depois do rosário, na Capelinha, será celebrada a missa (09h45), na Igreja da Santíssima Trindade. A partir das 11h00 os fiéis acompanham, em directo pela televisão, o Ângelus, pelo Papa, que dirá algumas palavras aos peregrinos de Fátima.

ENTRADA POR 13 PORTAS

A entrada faz-se por uma porta principal, aberta para o recinto, e 12 laterais. A porta principal é consagrada a Cristo e as laterais aos apóstolos.

ILUMINAÇÃO NATURAL

O interior da Igreja da Santíssima Trindade é iluminado com luz natural pelo tecto, através de janelas viradas para norte.

LUGARES PARA DEFICIENTES

O templo forma um círculo de 125 metros de diâmetro, sem colunas. Tem capacidade para 8633 lugares sentados, 76 deles para deficientes.

GRANDEZA

A entrada principal conta com quatro portas em bronze. Cada uma tem oito metros de altura e dois de largura. Foram colocados dez painéis de cada lado, com o tema dos Mistérios. Cada um mede 150x225.

"A IGREJA NÃO É O PRIMEIRO LUGAR DOS JOGOS OLÍMPICOS"

Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima, diz que a obra não lhe tirou o sono.

Correio da Manhã – Esta igreja é a grande obra do seu legado?

Monsenhor Luciano Guerra – Não, não tenho esse tipo de ideias. No dia seguinte à inauguração começa outro ciclo.

– Mas deixa uma obra importante?

– Tenho a noção de que deixamos todos uma obra importante.

– Mas está satisfeito, realizado?

– Estou satisfeito, com problemas, porque agora há que pôr a igreja a funcionar e esperar os problemas. Por isso, não vale a pena chegar aos cumes do entusiasmo, quando se sabe que vai haver problemas. Não é uma coisa que me encha, que seja o cume da minha vida.

– Não está a ser demasiado modesto?

– Penso que não. Fizemos uma obra necessária aos peregrinos. Pensei muitas vezes, quando vinham estas contradições da esquerda e da direita, que me consolava o facto de o Santuário e muitos peregrinos que nós contactámos nos terem dado o seu aval.

– Teve algumas preocupações?

– Tive muita preocupação no sentido de que a construção ficasse bem feita, de que não houvesse resvaladelas em preços e em prazos, aí mantive permanente vigilância. Não sofri muito, consegui, graças a Deus, levar a minha vida, não dei cabo do sistema nervoso, consegui ir dormindo as minhas noites tranquilas, mais ou menos, e portanto não sinto que seja o chegar a um primeiro lugar nos Jogos Olímpicos.

– E também teve sempre o dinheiro para pagar a obra?

– Essa foi não só a primeira satisfação mas também a primeira base de condição. Eu não seria pessoa para andar com preocupações financeiras e também isso foi como um sinal de Deus de que realmente devia avançar. Graças a Deus nunca devi nada a ninguém. Pago tudo a pronto.

JOÃO PAULO II OFERECE PRIMEIRA PEDRA

A primeira pedra da nova igreja foi oferecida e benzida por João Paulo II, a 9 de Março de 2004. Trata-se de um fragmento marmóreo retirado do túmulo do apóstolo S. Pedro, sobre o qual foi edificada a basílica com o seu nome, em Roma. A oferta do fragmento – que ocorreu no Vaticano durante uma audiência privada que o Papa polaco concedeu a D. Serafim, então bispo de Leiria-Fátima – sublinha a profunda devoção de João Paulo II a Nossa Senhora de Fátima.

Vítima de um atentado em plena Praça de S. Pedro, a 13 de Maio de 1981, Karol Woytila atribuiu o facto de ter sobrevivido à “intercessão da Virgem de Fátima”, segundo as suas próprias palavras. Em sinal de reconhecimento deslocou-se no ano seguinte à Cova da Iria e mais tarde doou ao Santuária a bala de o atingiu. O projéctil foi colocado na coroa de Nossa Senhora a 26 de Abril de 1989. Outro momento marcante da sua ligação a Fátima foi a presença, a 13 de Maio de 2000, na beatificação de Francisco e Jacinta.

BETÃO BRANCO COMPLICOU

António Carvalho, engenheiro da Somague, foi o director técnico da construção da Igreja da Santíssima Trindade, depois de ter assumido as mesmas funções na edificação do Estádio do Dragão, no Porto.

“São duas obras completamente distintas: costumo dizer que são as da minha vida, tirando outras duas – os meus dois filhos”, diz António Carvalho.

As primeiras dificuldades que enfrentou foram as fundações, dadas as características rochosas do terreno em Fátima, e fazer as vigas de betão branco. A partir daí tudo foi mais fácil. O principal desafio foi mesmo aquele material: “É novo, raríssimo de ser aplicado. Além de não o conhecer, tinha um desafio pela frente: fazer pelo menos tão bem como foi feito na Casa da Música, na pala do Siza Vieira ou no edifício Vodafone”, explica o responsável pela obra.

A Igreja da Santíssima Trindade foi concluída sem que se tivesse registado qualquer acidente grave. Pela obra passaram mais de três mil trabalhadores, de 300 empresas, com um pico diário de 300 pessoas a laborar. “Por isso, congratulamo- -nos porque o objectivo número um era chegarmos ao fim todos juntos”, conclui António Carvalho.

NOTAS

PRIMEIRA PEDRA COLOCADA EM 2004

A cerimónia de bênção e colocação da primeira pedra da nova basílica, oferecida por João Paulo II, teve lugar a 6 de Junho de 2004, precisamente no dia em que a Igreja Universal celebrou a solenidade da Santíssima Trindade.

NOVA CRUZ ALTA CHEGOU EM PEÇAS

A nova Cruz Alta foi erguida junto à Igreja da Santíssima Trindade a 29 de Agosto, dia em que a Igreja celebra o martírio de São João Baptista. Devido às grandes dimensões, a cruz chegou ao Santuário em peças separadas.

MONUMENTO TEM 34 METROS DE ALTURA

A Cruz Alta é da autoria do artista alemão Robert Schad, cuja proposta foi seleccionada no âmbito do concurso realizado para o efeito. É feita em aço corten, tem 34 metros de altura e 17 metros de largura, ao nível dos braços.

ANTIGA CRUZ OFERECIDA AO CRISTO REI

A nova Cruz Alta substitui a antiga, erguida a 13 de Outubro de 1951. A Cruz Alta anterior foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada. A inauguração do monumento da Cruz Alta no Cristo Rei ocorreu a 17 de Maio.

NOVO ESPAÇO RECORDA JOÃO PAULO II

Nas proximidades da nova Cruz Alta fica a estátua de João Paulo II, que visitou Fátima em 1982, 1991 e 2000, ocasião em que beatificou Francisco e Jacinta Marto. A estátua é da autoria do polaco Czeslaw Dzwigaj.

ESTÁTUAS DE D. JOSÉ ALVES E PAPA PIO X

No adro da nova igreja foram recolocadas as estátuas do bispo D. José Alves Correia da Silva, que aprovou as aparições, e do Papa Pio XII. Esta última, do escultor Soares Branco, foi construída com ofertas dos católicos alemães.

Isabel Jordão, Leiria

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia