Capela de Nossa Senhora do Ar reabre ao culto
2007-10-08 16:50:03

No próximo Domingo, dia 7 de Outubro, o Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício, preside pelas 15h30m, à inauguração das obras de restauro da capela de Nossa Senhora do Ar, situada na Torre, na Serra da Estrela.

A antiga capela da Força Aérea Portuguesa, que esteve fechada durante dezenas de anos, foi totalmente recuperada pela Turistrela, empresa que gere o turismo na Serra da Estrela, e entregue à Diocese da Guarda para a prática do culto religioso.

Após um longo período de abandono à intempérie e ao vandalismo dos passantes, situação que também originou o desaparecimento de imagens e de peças de paramentaria, a capela reabrirá as portas no domingo.

Fonte da Diocese adiantou ao Jornal a Guarda que o cónego José Geraldes será nomeado capelão e ficará responsável pelas liturgias ali celebradas.

Os dias de celebração da Eucaristia ainda não estão definidos, mas a mesma fonte adiantou que “será, sobretudo, nos meses de Verão, de Maio a Setembro”.

“Num local por onde passam, todos os anos, 2,5 milhões de pessoas, é importante haver um lugar de culto onde se possa celebrar a Eucaristia Dominical nos dias de maior afluência”, disse.

A mesma fonte acrescentou: “É, ainda, conveniente que possa haver no sítio mais alto do País, um local de recolhimento para a oração silenciosa e o louvor”.

No templo religioso que reabre as portas aos fiéis no ponto mais alto de Portugal Continental “haverá algumas horas de atendimento para serviços de confissões ou de direcção espiritual”, vaticina o mesmo elemento da Diocese da Guarda.