paroquias.org
 

Notícias






Procissão marítima em Cascais
2001-07-23 13:30:20

Milhares de pessoas assistiram, ontem, a uma das mais antigas tradições de Cascais, a procissão da Senhora dos Navegantes, protectora da comunidade piscatória local que ainda hoje participa activamente nesta cerimónia religiosa.


Acompanhada por São Miguel, Senhora das Dores, São Gabriel e São Sebastião, entre outras imagens, Nossa Senhora dos Navegantes fechava o cortejo da procissão que, depois de correr as artérias da baixa de Cascais, se dirigiu para o cais de pesca onde as figuras dos santos desceram aos barcos para fazer o trajecto por mar, da baía até à Guia.
"É uma maneira de agradecer a protecção da Nossa Senhora dos Navegantes, que é quem olha por nós quando vamos para o mar", explicou António Ramos, presidente da Associação de Armadores e Pescadores de Cascais, responsável pela organização desta procissão.
Os barcos que levaram as imagens foram acompanhados ao longo de todo o trajecto por várias embarcações particulares que assim mostraram a devoção das gentes do mar. Mas houve muitos que pretenderam embarcar com os pescadores e acabaram por ficar em terra, caso de algumas varinas que não puderam assim cumprir a tradição.
António Ramos explicou ao JN que todos os anos o número de pessoas que participa na procissão tem aumentado, por isso "há sempre quem fique em terra". Aqueles que não poderam fazer a viagem por mar, participaram depois numa missa campal, que reuniu umas centenas largas de pessoas.
A diminuição do número de pescadores e barcos preocupa a associação de armadores: "A continuarmos assim corremos o risco de ter de deixar de fazer a procissão por não haver pescadores", avança António Ramos.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia