paroquias.org
 

Notícias






Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar
2007-10-08 15:40:44

De 19 a 21 de Outubro, em Fátima, terão lugar as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar, este ano com o tema geral “Identidade e valores da família numa sociedade global”.
Promovidas pela Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar, têm por objectivo proporcionar uma ocasião de reflexão, análise e aprofundamento sobre as principais questões da Família no momento actual.


Os trabalhos começam na 6ª feira, dia 19, pelas 21.30h no Centro Pastoral Paulo VI, com uma dinâmica inovadora a que se deu o nome de “Conversas de Café”.

A abordagem ao tema específico das Jornadas será feita através de um painel, em que serão postas frente a frente duas realidades do nosso quotidiano que se confrontam:
- a perspectiva sociológica de uma sociedade com uma cultura em rápida e forte evolução, marcada por fenómenos de globalização e de integração, em busca do seu próprio caminho;
- a dimensão religiosa e da Fé, base de uma antropologia da família cristã, como condição de uma felicidade mais profunda e mais verdadeira.

Constituirão este painel o Prof. Manuel Nazareth na área da sociologia – Universidade Nova de Lisboa, e o Rev. Padre Jorge Teixeira da Cunha no âmbito da antropologia cristã – Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto. Integrará ainda este painel, como animadora e reflexo das inquietações actuais que a todos nos rodeiam, a jornalista Isabel Stilwell.

Segue-se o aprofundamento e debate de aspectos concretos destas realidades, em workshops dinamizados por especialistas de reconhecido interesse e competência (ver programa em anexo).

De destacar ainda os dois temas que a abordar, que pela sua originalidade e dinâmica pretendem ajudar a compreender e a viver os valores da família cristã numa sociedade global: “Família: felicidade e esperança na sociedade de hoje” pela Doutora Fátima Perloiro e “Numa Europa global, a felicidade humana é preocupação de Deus” pela Doutora Teresa Ribeiro.

Pela circunstância da recente inauguração, está prevista também uma visita guiada à nova Igreja da Santíssima Trindade.


Lisboa, 25 de Setembro de 2007
Benjamim Ferreira
SNALF


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia