Arte Sacra de "Valor Incalculável" Roubada em Viseu
2001-07-23 13:18:37

A diocese de Viseu foi alvo de mais um roubo de arte sacra: desta vez, os assaltantes arrombaram a porta lateral da Igreja de S. Miguel e levaram peças de "valor incalculável", cuja lista exaustiva inclui um laço de seda natural com pedras preciosas, cinco crucifixos antigos, dois missais em latim e três imagens.

Os responsáveis pela igreja, que deram pelo assalto pouco antes das 18h de sexta-feira, quando se preparavam para abrir as portas para a missa, ignoram o valor e a idade das peças roubadas, conforme admitiu Luís Anselmo, da Irmandade de Santa Cruz e Passos, à agência Lusa. Curiosamente, os objectos mais valiosos do recheio da igreja viseense não mereceram a atenção dos assaltantes, que deixaram para trás um resplendor em ouro, o cálice de prata dourado usado no culto e uma cruz processional de prata maciça. Apesar de possuir um espólio valioso, a igreja não estava equipada com um sistema de segurança anti-roubo.

Ainda de acordo com a Lusa, este não é o primeiro roubo especializado nas redondezas: nos últimos tempos, dois solares próximos da Igreja de S. Miguel foram assaltados, tendo algumas das peças furtadas aparecido na última apreensão de antiguidades feita pela Polícia Judiciária. Para pôr um ponto final aos constantes assaltos nos templos da região, a diocese de Viseu está a ponderar a hipótese de transportar as peças mais valiosas das diversas igrejas e capelas para um local vigiado, mas a ideia está a ser contestada pelos párocos e pela população local.

Fonte Público