21º Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas
2007-07-23 23:02:27

Integrado nas comemorações do primeiro centenário do escutismo mundial o CNE - Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) leva a efeito na Quinta do Monte Trigo, na Idanha-a-Nova, entre o dia 30 de Julho e o dia 6 de Agosto de 2007 o seu 21º Acampamento Nacional – ACANAC, e o 13º Jamboree Português.

Estão inscritos cerca de 10 mil participantes entre portugueses e estrangeiros. Serão jovens oriundos de quase todos os Agrupamentos do Continente e dos Açores que, a este acampamento, traz o seu maior contingente de sempre. Para além dos escuteiros de países de língua oficial portuguesa, como São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, estão confirmados a presença de escuteiros de França, Bélgica, Espanha e China (Hong-Kong). Os associados do CNE e os seus amigos escuteiros dos outros países convidados, estão distribuídos de acordo com a sua faixa etária, por quatro campos: Lobitos (6-10 anos); Exploradores (10-14); Pioneiros (14 aos 18) e Caminheiros (18-22 anos). Se os Lobitos têm as suas refeições prontas e servidas no restaurante do seu campo, já os escuteiros das outras secções receberão diariamente os géneros alimentícios necessários à confecção das suas refeições.
Durante uma semana, os escuteiros vão passear, jogar, divertir-se, aprender uns com os outros, trocar experiências e criar novas amizades. Serão visitadas as aldeias de Monsanto, Penha Garcia, Monfortinho, Idanha-a-Velha, para além da vila da Idanha-a-Nova que é a sede do concelho.
Na barragem Marechal Carmona, a cerca de dois quilómetros do acampamento, foram criadas duas praias fluviais com o apoio da protecção civil concelhia e distrital. Uma equipa de escuteiros marítimos dotada de nadadores-salvadores e barcos de apoio, asseguram a segurança dos jovens nos seus jogos aquáticos. Esperam-se cerca de 3.500 banhistas por dia.
No dia 31 de Julho, pelas 21 horas, a "Chama do Centenário" do Escutismo, acesa no Quénia sobre a campa de Baden-Powell – o fundador do Movimento – chega aos paços do concelho, depois de ter sido transportada por escuteiros através de África e da Europa. Em França, a caminho do Jamboree Mundial (acampamento mundial do Escutismo), que se realiza em Inglaterra no mesmo período do ACANAC, é passada aos associados da FNA – Fraternidade Nuno Álvares (antigos filiados no CNE) que a transportam para Portugal. Depois de percorrer diversas regiões escutistas, é entregue ao CNE em acto solene na presença do Presidente da Câmara Municipal da Idanha-a-Nova, Eng. Álvaro Rocha e do Bispo da Diocese, D. José Alves. A 'Chama' prossegue, em estafeta pela mão de escuteiros para o Centro de Actividades Escutistas do CNE, onde se realiza o Acampamento Nacional, ficando exposta no cimo do Monte Trigo.
No dia 1 de Agosto, em resposta a um desafio do Comité Mundial do Escutismo, exactamente às 8 horas da manhã, concentrando-se no anfiteatro geral do acampamento e em uníssono com os escuteiros de todo o mundo, os participantes farão a renovação da sua Promessa.
No mesmo dia, à tarde, será inaugurado o CNAE - Campo Nacional de Actividades Escutistas, com a presença de vários convidados civis e militares, entidades que estiveram envolvidas directa ou indirectamente na concretização deste Centro.
A Quinta do Monte Trigo, propriedade com 78 ha, foi adquirida pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e cedida em regime de direito de superfície ao CNE por 50 anos.

Nesta quinta e durante quase dois anos, foram abertas pela Engenharia Militar estradas e plataformas, indispensáveis à sua transformação em campo de actividades escutistas, com o apoio financeiro da Câmara.
Infra-estruturas de sombreamento, de água e electricidade foram, desta vez, feitas a título definitivo, o que não tinha sido possível ate hoje pois os anteriores acampamentos nacionais foram sempre realizados em matas nacionais ou quintas particulares, exigindo a desmontagem de todas estas infra-estruturas no fim de cada acampamento, com o consequente custo financeiro.
O dia 5 de Agosto será o dia das visitas dos amigos e familiares. Pelas 17 horas, todos os participantes no ACANAC reúnem-se no Santuário da Sra. do Almurtão para a celebração eucarística, a que se seguirá a festa do encerramento.
Aprender-se-á a fazer os famosos adufes de Idanha-a-Nova, entre muitas outras iniciativas. As diversas regiões escutistas terão ocasião para expor e oferecer produtos de artesanato regional e da sua gastronomia.
No dia seguinte, será a desmontagem do acampamento e o regresso a casa, encerrando, assim, mais um grande evento escutista em Portugal. Com os olhos postos no futuro, o 22º Acampamento Nacional está quase à porta e vamos caminho do 2º Centenário, SEMPRE ALERTA PARA SERVIR.

Assessoria de Imprensa – ACANAC/2007
Luís Paiva – 916568445 - 965678684