Primeira igreja europeia a invocar defensor dos migrantes
2007-07-01 22:10:05

Foi inaugurada, na paróquia de Amora, Seixal, a primeira igreja de toda a Europa dedicada ao beato João Batista Scalabrini (1839-1905), um defensor das comunidades migrantes.

A inauguração coincidiu com a entrada em funções de Portugal na presidência da União Europeia - que será assumida dia 1 de Julho e que tem como um dos temas mais importantes da agenda a imigração. Este facto foi aproveitado pela paróquia da Amora que, homenageando Scalabrini como defensor dos migrantes, apela também à necessidade de defesa dos imigrantes que vivem em Portugal.
O padre Pedro Granzotto, dos Missionários de São Carlos, ou Padres Scalabrinianos, diz que esta é uma forma de homenagear também os imigrantes que vivem na localidade da margem sul do Tejo. Em declarações à agência Ecclesia, Granzotto recorda que uma grande parte dos cerca de 70 mil habitantes da Amora é oriunda de diferentes regiões do país, dos países lusófonos e do Leste europeu. Foi exactamente tendo em conta esta realidade que a hierarquia católica convidou os Padres Scalabrinianos a tomarem conta da paróquia.
"Como viveu numa época dramática e viu os seus diocesanos emigrarem em grande número, Scalabrini dedicou-se a fundo à sensibilização da realidade migratória", refere o padre da Amora, recordando o seu fundador.
Cerca de seis meses depois do previsto, a obra, projectada pelo arquitecto João Paixão Salvado, foi inaugurada e benzida com a presença do bispo de Setúbal, Gilberto dos Reis, e da governadora civil do distrito, Maria Teresa Almeida. O custo total é de mais de um milhão e 250 mil euros, informa a Lusa.
Além da igreja, com capacidade para 800 pessoas, o projecto inclui um centro paroquial, salão polivalente e salas para catequese e outras actividades. A construção da igreja iniciou-se há dois anos, com verbas conseguidas através da Câmara Municipal do Seixal, da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Setúbal e de donativos diversos.

A.M.

Fonte Público